Agrícola

08/06/2019 05:04 Sonoticias

Mato Grosso é 3º em volume de arroz estocado, aponta Conab

Os estoques privados de arroz no país chegam a 646,8 mil toneladas. Deste total, 578,4 mil toneladas correspondem ao arroz em casca e 46,8 mil toneladas são do produto beneficiado, com equivalente em casca de 68,8 mil toneladas. Os dados estão na Pesquisa de Estoques Privados de Arroz realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgada hoje e traz o volume depositado até 28 de fevereiro quando acabou a safra 2017/2018 e foi realizada nas unidades armazenadoras e indústrias de beneficiamento localizadas nos maiores estados produtores do Brasil: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso, responsáveis por 83% da produção orizícola do país.

O resultado aponta queda de 6,15% em relação à quantidade declarada em 2018, que foi de 689,3 mil toneladas. Rio Grande do Sul é o Estado com o maior volume depositado, chegando a 81% do total apurado. Segundo as informações das indústrias e armazenadores gaúchos, o quantitativo total chega a 526,27 mil toneladas do produto, sendo 464,54 mil toneladas de arroz em casca e 41,99 toneladas de beneficiado, sendo que este último equivale a 61,73 mil toneladas em casca.

Em Santa Catarina, o volume apurado foi de 105,48 mil toneladas e em Mato Grosso 15,1 mil toneladas. Já a posição do estoque governamental total na data de referência correspondia a 31,61 mil toneladas, o que representa 4,89% do volume da iniciativa privada.

As informações foram coletadas por meio do Sistema de Pesquisa de Estoques Privados (Sipesp). O estudo é realizado anualmente e os dados consolidados permitem ao governo conhecer o balanço da oferta e demanda e darão subsídios para a elaboração das políticas agrícolas e de abastecimento relativos à cultura. Entre as informações coletadas estão volume, tipo e distribuição espacial e por segmento de armazenadores do arroz em casca e beneficiado, informa a assessoria da Conab.


Rádio Tucunaré

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Cadernos

Sobre

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo