Juara

06/09/2016 00:00

INDEA em Juara realiza sorologia para detectar vírus da Peste Suína Clássica

Está sendo realizado nas propriedades juarense um trabalho de sorologia, para detectar a peste suína clássica, Eder Toledo Médico Veterinário do INDEA, fala a respeito desse trabalho que está sendo realizado no estado inteiro de Mato Grosso.

O inquérito sorológico, é um estudo de levantamento para saber se existe a circulação do vírus que causa a peste suína clássica.

Peste suína clássica é uma doença controle obrigatória do órgão oficial de defesa sanitária no caso o INDEA (Instituto de Defesa Agropecuária do estado de Mato Grosso). Eder explicou a reportagem da Radio Tucunaré como é feito este trabalho. É coletado sangue dos suínos nas propriedades, para fazer um exame sorológico de detecção de vírus. Se o animal tiver contato com o vírus, ele irá ser apontado nesse exame.

Recentemente foi dado o status sanitário para o Estado de Mato Grosso como livre da peste suína clássica. Então o que se espera é que se mantenha esse status sanitário, e para isso é preciso fazer investigações de tempos em tempos para constatar, e poder comprovar que o estado está livre da peste suína clássica.

O trabalho de sorologia é feito mais em unidades de criatórios de suíno de subsistência, pois os animais criados mais extensivamente é que tem mais contato com outros animais selvagens, como os porcos selvagens, cateto, queixada, e outros porcos de vida livre (porcos alongados), tem mais risco de adquirir a doença.

A peste suína clássica não é transmitida para o ser humano, mas é uma doença muito séria para o ponto de vista de criação, e para toda a cadeia de suíno.

Segundo o médico veterinário, Juara não tem um comércio exterior grande quantidade de suínos, mais existe no estado, municípios que a economia é movimentada por suínos, como por exemplo, Tapurah, Diamantino, Lucas do Rio Verde, e Sorriso.

Eder Toledo finalizou. “Como é feito o trabalho a nível de estado, todos os municípios do estado tem que fazer esse levantamento para a peste suína clássica, para dizer para as organizações internacionais que nós como um estado, como unidade federativa, estamos livres de peste suína, e estamos trabalhando na defesa sanitária para esta doença e manter o estado livre de peste suína clássica”.


Rádio Tucunaré

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Cadernos

Sobre

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo