Juara

18/12/2015 00:00

Usuários de internet e telefonia de Juara serão beneficiados com fibra óptica da OI

O município de Juara será beneficiado indiretamente com os novos investimentos da empresa Oi, com a conclusão de uma das últimas etapas da implantação de 490 quilômetros finais, de uma rede cabo de fibra óptica entre as cidades de Alta Floresta e Juína na região norte do estado de Mato Grosso.

Nessa fase, 17 profissionais da Oi (entre supervisores, engenheiros e técnicos mergulhadores) acabam de instalar sob o leito do Rio Juruena 1.300 metros de fibra óptica subaquática, para interligar essa rede que vai atender aos diversos municípios da região centro-oeste do estado.

A conclusão desse trecho de 490 quilômetros completa um anel óptico bem amplo, com um total de 2.600 km, que deve estar operando no primeiro trimestre do ano que vem.

O anel óptico vai beneficiar direta e indiretamente 39 municípios que estão na rota da rede, alcançando, aproximadamente mais de 800 mil habitantes dessas cidades, cerca de 25 % da população do Mato Grosso.

Os investimentos vão beneficiar, diretamente, as 15 cidades que estão na rota do anel: Brasnorte, Juína, Castanheira, Juruena, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Alta Floresta, Carlinda, Nova Canaã do Norte, Colider, Itaúba, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.

E indiretamente, mais 24 cidades que estão ligadas ao anel e também são beneficiadas pela proteção da rede: São José do Rio Claro, Nova Ubiratã, Tapurah, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Vera, Feliz Natal, Santa Carmen, Cláudia, União do Sul, Marcelândia, Terra Nova do Norte, Nova Guarita, Peixoto de Azevedo, Matupá, Novo Mundo, Guarantã do Norte, Paraníta, Colniza, Cotriguaçu, Aripuanã, Juara, Novo Horizonte do Norte e Porto dos Gaúchos.

Além da parte física de construção óptica, o projeto inclui a instalação de equipamentos DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing - Multiplexação por comprimento de Onda) de grande capacidade, que irá possibilitar a ampliação de internet banda larga em regiões que hoje são atendidas por sistemas rádio. Ao longo do ano de 2015 a companhia vem priorizando investimentos em suas redes de telecomunicações, com foco no tripé Operações, Engenharia e TI, para melhoria da qualidade do serviço aos clientes em todas as regiões.

O projeto de construção dessa fase complementar do anel óptico ligando Juína a Alta Floresta começou a ser desenvolvido no final do ano passado e recebeu uma dotação de investimento suplementar para 2015. Além dos investimentos anuais que a Oi faz no estado (de janeiro a setembro já somam R$ 55 milhões), a empresa está desenvolvendo esse projeto específico para melhorar o tráfego de telecomunicações por todo o estado, aumentando a proteção da rede nos casos de eventos recorrentes de danos causados por terceiros.

Em 2015, a companhia instalou mais de 5,8 mil portas de acesso à internet banda larga e implantou 57 novos sites de telefonia móvel 2G e 3G no estado. Os sites são os locais onde ficam as antenas que realizam a transmissão do sinal do telefone celular.

A rede ótica vai proporcionar grande avanço nos serviços de transmissão de dados e voz em todo o estado de Mato Grosso, como parte relevante das medidas preventivas e corretivas adotadas pela empresa para minimizar o impacto de interrupções temporárias no estado. Com o investimento, todos os serviços de telefonia oferecidos pela Oi na região vão apresentar melhoria de qualidade: internet banda larga, 2G e 3G, ligações de telefones fixos e móveis. Os DDDs 65 e 66 cobrem uma região importante, onde a Oi tem atualmente cerca de 347 mil clientes de telefonia fixa e 513 mil de móvel.

Dados do projeto

Eletrônicos:

Para a comunicação entre as estações estão sendo implantados equipamentos que possibilitarão trafegar dados em alta velocidade com capacidades iniciais de 40Gbit/s suplantando a capacidade da rede atual em 25 vezes interligando-se ao Backbone Nacional da Oi. Além da expansão em capacidade também a implantação possibilitará estender a proteção a diversas cidades com abrangência de mais de 500 mil clientes de telefonia e internet móvel.

Sobre a Oi

A Oi, empresa pioneira na prestação de serviços convergentes no país, oferece transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel, banda larga, TV por assinatura e a maior rede wi-fi do Brasil. A companhia está presente em todo o território nacional e é a empresa que tem a maior capilaridade de rede do Brasil, chegando às áreas remotas do país e promovendo a inclusão digital da população. Além de serviços de telecomunicações para os mercados varejo e corporativo, a Oi oferece soluções de TI inovadoras, hospedadas em plataforma de computação em nuvem, para empresas de todos os portes.

Em setembro de 2015, a empresa possuía, no Brasil, cerca de 72 milhões de Unidades Geradoras de Receitas (UGRs), das quais cerca de 47 milhões estavam no segmento Móvel Pessoal, 17 milhões no segmento Residencial e 8 milhões no segmento B2B (grandes corporações e PMEs). Atualmente, a Oi ainda conta com mais de 1 milhão de hotspots da rede Oi WiFi em todo o Brasil.

A companhia integra pelo quinto ano consecutivo, a carteira do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) da BM&F Bovespa e, desde 2013, faz parte da carteira do índice Dow Jones Sustainability Index, na categoria Mercados Emergentes. A Oi também faz parte do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial – da BM&FBovespa.

A Oi, por meio de seu instituto de responsabilidade social, o Oi Futuro, apoia projetos nas áreas de educação, sustentabilidade, esporte e cultura, através de leis de incentivo, com o intuito de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. A Oi é uma das maiores patrocinadoras da cultura no país e busca gerar oportunidades para projetos de todas as regiões do Brasil.


Rádio Tucunaré

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Cadernos

Sobre

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo