Juara

20/06/2017 12:47

EXCLUSIVO: Comboio da Petrobras realizará pesquisas no município de Juara na região de Catuai. Confira entrevista completa

Com exclusividade a reportagem a Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias, vem reportando a presença da empresa a empresa Global Geophysical Services, que realiza pesquisa de potencial petrolífero, gás natural e demais minérios na Bacia do Parecis, onde está inserido todo o Vale do Arinos. Em nova entrevista, a empresa Global Geophysical Services explica com detalhes as ações no vale do Arinos e para onde seguirão.

Exclusivo: Petrobras investiga potencial petrolífero em Juara e demais municípios próximos

EXCLUSIVO: Agencia Nacional do Petróleo confirma à Rádio Tucunaré a realização de estudos em Juara e região-veja mapa 

O comboio de caminhões sísmicos da Petrobras se aproxima do Vale do Arinos nesse sábado 

Em nova entrevista exclusiva com setor e comunicação da empresa via telefone, a reportagem apurou que o comboio de caminhões não realizará a pesquisa na sede ou na zona urbana de Juara, mas sim, em trechos do território do município e seguirão em direção a Juína, através da ponte que liga Porto dos Gaúchos e Rodovia do Vale.

Os caminhões sísmicos da empresa que presta serviço para Petrobras se aproxima de Juara, onde cerca de 200 funcionários ficarão alojados em Juara e Porto dos Gaúchos, para dar continuidade aos trabalhos de investigação de petróleo e gás na bacia Parecis, que todo Vale do Arinos está inserido.

Antigos pontos perfurados, que anteriormente não houve interesse em exploração por questões de preços no mercado, hoje estão sendo reavaliados, e podem ser explorados.

Segundo Rodrigo, por telefone, o trabalho de sondagem é realizado tanto em estradas pavimentadas como em estradas de terra. E é feita em estradas federais, estaduais ou municipais.

Confira a entrevista com Rodrigo Rezende, responsável pela comunicação da empresa Global Geophysical Services.

Rádio Tucunaré: Ao terminar essa pesquisa, em quanto tempo poderemos ter uma resposta sobre os potenciais da nossa região?

Rodrigo: É uma informação difícil de precisar, porque esse trabalho que estamos executando é um trabalho para exploração e eu acredito, que deva sair meio rápido, não deve demorar, mas não quero falar em prazo, porque não tenho como calcular por que são informações que não são simples de se definir.

-----

Rádio Tucunaré: que tipo de sinal é emitido desses caminhões para o subsolo?

Rodrigo: Uma energia sonora é emitida e atinge a camada rochosa e o reflexo é captado pronto o processo é igual a uma ultrassonografia. A sonda encosta no solo emite uma vibração e essa vibração gera uma energia que atinge as camadas mais profundas do subsolo rochosos e a reflexão dela é captada pelo caminhão, que vai mapeando o subsolo.

---------------

Radio Tucunaré:  desde o início dos trabalhos em Mato Grosso já foram enviadas algumas imagens para Agência Nacional de petróleo ou somente depois de concluído o trabalho investigativo é que será entregue?

Rodrigo: não é meu departamento, mas o que sei é que, que conforme um trecho já é enviado a leitura desse mapeamento

------------------

Rádio Tucunaré: quantos quilômetros de estrada vocês terão que fazer?

Rodrigo:  no estado de Mato Grosso a bacia do Parecis abrange grande parte do Estado de Mato Grosso e ainda uma pequena parte do Estado de Rondônia e somando todos os trechos, significa mais de sete mil e 100 quilômetros de estradas a serem soldadas.

--------------

Rádio Tucunaré: vocês tem um prazo para conclusão desse trabalho?

Rodrigo: não temos um prazo pré definido, o que existe é um cronograma, mas existem problemas como chuvas e avarias que podem mudar as previsões de causar interrupções nos trabalhos e portanto acreditamos, que se tudo correr bem até o primeiro trimestre de 2018 concluiremos toda bacia do Parecis.

--------------

Rádio Tucunaré: em quais estados foram encontrados petróleos através de pesquisas como essas que estão sendo feitas em nossa região derrogação

Rodrigo : Esse é um dos métodos de investigação porém a Global realiza trabalhos de pesquisas, que não são para definir locais de exploração, mas é claro que aponta os locais prováveis a serem explorados. A partir desse trabalho é que serão definidas as futuras explorações, onde a Agência Nacional de petróleo, ela é uma agência reguladora e é quem levanta informações, que depois são ofertados em Blocos para a exploração por parte das  empresas que trabalham diretamente com exploração. Acontecerão Leilões dos blocos, com potencial exploratório e esses estudos embasarão essas ofertas, para as empresas que queiram concorrer e fazer o serviço.

--------------

Rádio Tucunaré:  nesse comboio estão trabalhando quantas pessoas ?

Rodrigo: aproximadamente 200 pessoas.

--------------

 Rádio Tucunaré : Em Juara a empresa fará alojamento?

Rodrigo: em Juara a empresa utilizará a rede hoteleira, restaurantes, mas não será por muito tempo. Isso acontece conforme a operação vai caminhando, o grupo vai migrando para outros locais. Possivelmente nós devemos ficar um pouco mais que uma semana em Juara e Porto dos Gaúchos, porque devido à distância do próximo município que vamos trabalhar, será Nova Maringá e o município de Brianorte não comporta para dar apoio Logístico.

--------------

Rádio Tucunaré a empresa deve chegar essa semana em Juara para se alojar

Rodrigo:  uma parte do pessoal já está alojado em Juara, mas a força total deve chegar em 5 dias.

--------------

Rádio Tucunaré: Ao atravessarem a ponte de madeira em Porto dos Gaúchos, o Comboio chegará no local conhecido por Postinho e depois retorna para MT-160, porém seguindo reto na MT-220 termina na MT-325 com a MT-220 e finaliza na   MT-170 indo em direção a Juína. Então esse trabalho não passará em Brasnorte e sim e Brianorte?

Rodrigo: Na MT-220 até o trecho de onde tem uma reforma no asfalto, que liga Juara a MT-170 vamos pegar o entroncamento, que dessa rodovia (Rodovia do Vale) que liga Juara até a MT-170 e pega um asfalto à esquerda e termina no entroncamento da MT-170. Nesse local retornarão e na comunidade Catuaí, eles vão descer a MT-338 passando por Brianorte, Nova Maringá, e terminando o próximo a Campo Novo do Parecis, isso nesse alinhamento, mas existem outros trechos.

--------------

Rádio Tucunaré: tempos atrás foi anunciado gás natural em Brasnorte você tem alguma informação sobre isso?

Rodrigo: Não oficialmente, mas algumas autoridades locais têm reportado isso para gente. Não posso te confirmar, porque eu não sou da região e não tenho essa informação concreta. É fato que por esses trabalhos já existiram perfurações em São José do Rio Claro. A gente faz a pesquisa e ela te mostra a imagem da camada rochosa no subsolo que é passível de armazenamento, porém ela não mostra a bacia de petróleo. Aí se faz a perfuração para se saber a capacidade de produção Inicial desses trabalhos que foram feitos antigamente. Às vezes, apenas para identificar o potencial da bacia. Como mudança da economia, com passar dos anos, hoje o gás natural tem um valor diferente de anos anteriores, então isso pode ser que no futuro, elas sejam exploradas devido o valor no mercado.

--------------

Rádio Tucunaré ao terminar essa pesquisa, em quanto tempo poderemos ter uma resposta sobre os potenciais da nossa região?

Rodrigo: é uma informação difícil de precisar, porque esse trabalho que estamos executando é um trabalho para exploração e eu acredito, que deve sair meio rápido, não deve demorar, mas não quero falar em prazo, porque não tenho como calcular por que são informações que não são simples de se definir.


Rádio Tucunaré

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Cadernos

Sobre

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo