Juara

13/09/2017 17:21 Rádio Tucunaré

Deficiente visual faz apelo na Rádio Tucunaré a Secretaria de Educação cede máquina Braile para Escola Estadual usar

Final feliz para os deficientes visuais de Juara, que conseguiram a máquina e impressora Braille devido a vontade política do secretário de educação de Juara e diretora da escola Ceja José Dias Kelly Castão.

Na tarde do dia 30 de Junho, no programa “Espaço Livre” da Rádio Tucunaré, a ouvinte e deficiente visual Sonilda Costa revelou, que estaria aprendendo a leitura Braille na Escola Estadual “José Dias” com o professor Pedrinho, porém a escola não tinha a máquina de escrever e o professor utilizava um papelão para ensiná-la. Muito ansiosa, pediu a intervenção da Rádio Tucunaré para conseguir a máquina.

A emissora buscou informações e descobriu, que na escola Municipal “Costa e Silva”, havia uma máquina com impressora, sem uso. A partir disso comunicou o secretário de educação Isac Pinto e bem como a diretora da escola Estadual Ceja José Dias, que iniciaram o processo de parceria. Agora tudo foi resolvido.

A aluna Sonilda declarou que está muito feliz e vai poder aprender de verdade e ela acredita que aprendendo a escrever em Braille conquistará a sua independência. Atualmente ela trabalha com massagens, mas com esse aprendizado, ela credita que poderá fazer mais cursos, explicou. Agradeceu a rádio Tucunaré e a todos os que se empenharam para que seu sonho pudesse se tornar realidade.

Cida flores é professora da Sonilda e ficou feliz de saber, que essa máquina está na escola José Dias para atender os alunos e como professora, não sabe manusear , mas sabe que um técnico virá a Juara para resolver essa parte.

A diretora da escola estadual CEJA José Dias kelly Castão, disse a rádio Tucunaré e site acesse notícias, que conseguiram a máquina de escrever Braille através de convênio realizado com a Prefeitura de Juara através do secretário de educação Isaque pintor, que cedeu a máquina que é propriedade do município.

Um termo de cedência foi assinado e assim, ficará aos cuidados da Escola Estadual José Dias, para que todos os alunos deficientes visuais possam utilizá-la. Agora a direção está se movimentando para instalação da máquina como também, o treinamento de profissionais que possam ministrar as aulas de Braille.

A diretora não tem conhecimento de alguém que possua tais conhecimentos em Juara e por isso, a direção da escola fez contato em Cuiabá e um técnico deverá se deslocar até Juara para fazer a instalação e fazer também a capacitação para os profissionais da escola trabalharem com a máquina. No momento somente Sonilda está na escola e é portadora de deficiência visual.

A máquina está a um certo tempo no município e como não possuem conhecimento, a visita do técnico para instalá-la é muito importante explicou a diretora. São dois equipamentos: A de escrita e a de impressão. O papel usado é diferenciado e esse material será providenciado através de pedido.

O secretário de educação Isaque Pintor explicou, que essa máquina apesar de estar no município algum tempo, não existe demanda de alunos com deficiência visual que utilizem a máquina e como o CEJA José Dias é uma escola de crianças e adultos e possui demanda maior para ser atendida, um termo de cessão foi firmado, e assim a direção ficará responsável por essas máquinas, por que são difíceis e precisam de um técnico para operá-las e qualificar quem vai trabalhar.

O termo de cessão foi firmado e agora só falta o técnico da Secretaria de Estado vira Juara.

A máquina ainda está lacrada embalagem original e o secretário alerta para que aqueles que possuem filhos com deficiência visual e queiram aprender a utilizar a máquina Braille, podem procurar a escola CEJA José Dias, porque a secretaria de educação dará todo o suporte para os deficientes visuais que queiram aprender.

Ficou acordado, que, se caso aparecerem novos interessados em escolas municipais, eles serão encaminhados para a escola CEJA José Dias, porque a parceria entre Município e Estado poderá atender a todos os alunos do Município, que precisem da máquina. Esse recurso permanecerá na escola José Dias e a demanda que aparecer no município na educação de jovens e adultos, que é atendida pelo Ceja de Juara, agora tem essa parceria e o atendimento será nessa escola, encerrou.


Rádio Tucunaré

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Cadernos

Sobre

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo