Juara

13/09/2018 10:23 Rádio Tucunaré/Acesse Notícias

PROCON: Panfletagem e intensa divulgação de campanha visam prevenir golpes contra idoso de Juara

Violência contra o idoso é crime! Este é o tema da campanha lançado pelo Procon de Juara para conscientizar principalmente os idosos, sobre as inúmeras fraudes de que são vítimas.

Amaurício Cordeiro, chefe PROCON, disse a Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias, que na manhã desse dia 13, a equipe do PROCON e demais fiscais da Prefeitura iniciaram um trabalho de panfletagem nos semáforos da cidade e às 14 horas, o lançamento oficial dessa campanha no clube da terceira idade Viva a Vida, com a parceria de vários órgãos nesse trabalho, explicou.

O idoso tem sido alvo de muitos malandros estelionatários, tendo como os empréstimos consignados os golpes de maior incidência sobre eles.

Aberturas de crédito no comércio local, como crediários, que nunca foram permitidos pelos idosos e, no entanto aparecem às cobranças indevidas, como fruto de estelionatários, que enganam o idoso e o comerciante. Outro fato que se enquadra como contravenção, prevista na lei 8.078, é a prevalência sobre a fraqueza do Consumidor tendo em vista sua idade saúde condição social e outros para infringir e vender seus produtos e serviços atingem aqueles vendedores de porta em porta como cadeiras, colchões magnéticos e outros. 

A lei 10.241 que regulamenta a retenção de cartão de crédito e de benefícios do Idoso, bem como usar a senha dele também cabe penalidades, alertou Amaurício. A pena vai de um a quatro anos de prisão para esse tipo de crime. 

A campanha visa atingir também questões que não são do PROCON e por isso outros órgãos estão somando forças para que esses casos podem possam ser apurados a quem de direito. O Ministério Público, de fim público, Polícia Judiciária Civil, CREAS, conselho de segurança e PROCON. 

A maioria desses casos estão envolvendo pessoas que têm ligações afetivas com seus usurpadores, em muitos casos os próprios familiares exploram os idosos, realizando empréstimos consignados, CDC no próprio caixa eletrônico, visto que o banco liberou o limite de 6 a 10 mil reais e portanto, ação das pessoas que tem má fé em relação aos idosos e aposentados do município de Juara vem aumentando, finalizou o Chefe do PROCON.


Rádio Tucunaré

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Cadernos

Sobre

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo