Juara

04/12/2018 09:33 Rádio Tucunaré/Acesse Notícias

Sílvia Sirena anuncia a vinda de mais dois médicos para atender no sistema público de Saúde em Juara

A primeira dama de Juara Silvia Sirena, anuncia a vinda de novos médicos para Juara com inicio das atividades em 02 de Janeiro, uma médica especialista em pediatria deverá iniciar o atendimento. A notícia aconteceu em entrevista a Rádio Tucunaré na manhã do dia 03.

Essa especialidade estava em falta e preocupava a administração de Juara e região, pois conta com somente um especialista no momento e com uma demanda grande. Essa é uma especialidade difícil em todo país. 

A médica é de Rondônia e tem um irmão médico, que também iniciará os seus trabalhos em Juara para atender através do Consórcio Intermunicipal de Saúde e irá atender no PAM e mais 15 dias de plantão no Hospital Municipal de Juara, pois nos outros 15 dias, o pediatra Dr Haroldo Hatanaka atende. 

No PAM atenderá de segunda a sexta-feira as consultas de todos os municípios do Vale do Arinos. 

Sílvia Sirena explicou, que o Vale do Arinos possui dois especialistas por área, nas especialidades que possui mais demanda. 

Em conversa com o futuro Governador Mauro Mendes, a proposta do novo governo é que as regiões se organizem para descentralizarem o máximo os exames a serem realizados na capital.

Essa economia em escala, que viável para as regiões de saúde, e que desde que seja viável para deixar de se concentrar na capital ou regiões mais próximas. “Nem tudo a gente consegue descentralizar, mas tentamos trabalhar o básico para salvar vidas, mas existe contrato para exames de tomografia em Juara no Hospital São Lucas e é fornecido, mas outros exames mais complexos como ressonância magnética, procuramos em outros locais do estado”, disse. 

No momento de crise que o Estado está vivendo e que o município vive de pouco recurso, então não tem outra maneira das regiões de saúde se organizar e oferecer exames e consultas de especialidades por região, considerou Silvia. 

O Estado de Mato Grosso existe 16 regiões de saúde e dentre elas a menor é o Vale do Arinos composto por apenas quatro municípios. 

Os acidentes de motocicleta em nossa região exigem cirurgias na área de neurocirurgia, uma especialidade encontrada somente em Cuiabá e, portanto, a referência nessa área, onde a dificuldade de conseguir a vaga é muito grande, porém o município de Juara concorre com todos os 141 municípios que também se socorrem na capital.  

A psiquiatria, outra especialidade que nem todos os locais possui pela dificuldade de encontrar o profissional,  Sílvia considera bastante difícil o Vale do Arinos contratar esse especialista para atender no sistema público, porque eles preferem ficar nos grandes centros, que tem uma grande demanda para isso. 

Ao encerrar Sílvia Sirena disse que o novo Governador Mauro Mendes é uma pessoa de fácil acesso e que sabe ouvir, mas ele ainda não pode revelar como será a sua gestão de fato, pois não tem como se antecipar sem conhecer a real situação, embora possua alguma noção.


Rádio Tucunaré

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Cadernos

Sobre

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo