Tucunare Show

Apresentação: Cido Silva

Próximo programa

Especial

Apresentação: Musical

Das: 11:00 às sabado

Parceiros

Enquete

O que você acha que vai acontecer com Juara e o Vale do Arinos com a eleição do novo governador e novos deputados da região?
Vai melhorar
Vai piorar
Vai continuar a mesma coisa

Classificados

Nome: Diego
E-mail: diego@rodomolas.com.br
Telefone: 66-9634-6904
Produto: terreno
Valor: combinar
Descrição: terreno 10x27,80 jardim italia (Ver mais...)
Nome: DANIEL REIS
E-mail: daniel-reis61@hotmail.com
Telefone: 96941423
Produto: moto/biz/100-125
Valor:
Descrição: procuro uma moto biz em perfeito estado com documentação em dias.Moto biz 100 ou 125,ano 2010 á 2013 , na cor vermelha ou prata com partida eletrica.com(urgencia).pagamento a vista (Ver mais...)
Nome: Dito
E-mail: dito@hotmail.com
Telefone: 9955 1717
Produto: carro
Valor: a combinar
Descrição: Vende-se gol na cor branco de 04 portas, ano 2011 com ar, trava e ótimo estado de conservação. (Ver mais...)

Inserir Anúncio

Passo a Passo : Como fazer o Car- Cadastro Rural Ambiental

Publicado em 17/09/2012 às 19:57:09
Fonte: ascom MMA.


Passo a Passo : Como fazer o Car- Cadastro Rural Ambiental

Um ouvinte da Rádio Tuuncaré, morador da Gleba "Água do Abelha", solicitou mais informaç~eos sobre como poderia fazer para realizar o CAR de sua propriedade.

O Ministerio do Meio ambiente disponibiliza essas informações:

Os proprietários de cerca de 5 milhões de imóveis rurais de todo o País podem fazer o seu Cadastro Ambiental Rural e aderir ao Programa Mais Ambiente pela internet a partir do dia 12/12/2012. Basta preencher o formulário eletrônico no site http://www.maisambiente.gov.br.

O Cadastro Ambiental Rural - CAR é a porta de entrada para o Programa Mais Ambiente, que apoiará a regularização ambiental com vários benefícios para os produtores rurais. O Cadastro garante ao agricultor que estiver em situação irregular com a legislação ambiental novos prazos e meios para resolver suas pendências. Ele estará livre de restrições de acesso ao crédito rural e à comercialização de sua produção.

Para os agricultores familiares, assentados da Reforma Agrária, Quilombolas e Comunidades Tradicionais, o cadastro não terá custos. O pequeno produtor terá, ainda, assistência técnica, educação ambiental, capacitação e apoio para implantar viveiros, criando as condições para recuperar áreas degradadas. Para receber esses benefícios ele indica, no cadastramento, quais os subprogramas de seu interesse.

Outro benefício do Mais Ambiente é a possibilidade de suspensão da cobrança de multas aplicadas pelo Ibama, com base no Decreto 7.029/2009. Elas poderão ser convertidas em recuperação do dano ambiental.

Com base nas informações prestadas no Cadastro Ambiental Rural, os órgãos ambientais vão orientar os agricultores sobre as medidas necessárias para recuperar Áreas de Preservação Permanente (APPs) e de Reserva Legal (RL), quando for o caso.

O prazo de adesão ao Programa termina em 11 de dezembro de 2012. O produtor rural que não averbou sua reserva legal ainda e não aderir ao Mais Ambiente está sujeito a ser notificado pelo Ibama. Nesse caso, terá 180 dias para procurar o órgão ambiental e abrir o seu processo de regularização.

Os produtores que não tiverem acesso à rede de computadores terão, em breve, apoio do Governo Federal. Será criada, em parceria com estados, municípios, sindicatos rurais, cooperativas, associações de produtores e representações dos movimentos sociais uma rede para ajudá-los a se cadastrarem. O Ministério do Meio Ambiente vai capacitar facilitadores para ajudarem os produtores na hora de se cadastrar.

Em sua primeira fase o cadastro é declaratório. Depois da análise e aprovação dos dados fornecidos pelos produtores, será assinado um termo de compromisso. Nele, o produtor se compromete a manter, conservar e recuperar suas áreas de preservação permanente e de reserva legal.

A expectativa é de que o Mais Ambiente promova a recomposição de 23 milhões de hectares de matas ciliares, topos e encostas de morros, além de reservas legais.

Código Florestal - Quem aderir ao Programa Mais Ambiente agora não terá prejuízo com possíveis alterações no Código Florestal, em votação no Congresso Nacional. Alterações aprovadas serão processadas pelo órgão ambiental, que efetuará os ajustes. Passam a valer as regras que vierem a ser estabelecidas.

Para fazer o CAR pelo site do IBAMA siga esse passo a passo:


Como Participar


Para aderir ao Programa, o produtor rural dever fazer o Cadastro Ambiental Rural – CAR, de sua propriedade ou posse de acordo com os seguintes passos:

Acesse o site http://www.maisambiente.gov.br/

Primeiro passo: Criar uma senha de acesso ao CAR no campo "Criar Senha". Os produtores já cadastrados no Cadastro Técnico Federal - CTF podem utilizar sua senha para os Serviços Online do IBAMA.(no menu do lado direito)

Segundo passo: Inserir CPF/CNPJ e a Senha gerada no campo “Acessar o CAR”, onde o produtor terá acesso ao Formulário para o preenchimento das informações do seu Imóvel Rural.

Terceiro passo: Preencher o formulário tendo em mãos toda a documentação necessária (documentação pessoal e da propriedade ou posse), que deverá ser digitalizada e anexada em campo próprio do formulário.

Quarto passo: Indicar na imagem de satélite disponibilizada no campo “Desenhar Mapa” o perímetro do imóvel, as Áreas de Preservação Permanente, de Reserva Legal e Remanescente de Vegetação Natural.

Quinto passo: Confirmar as informações declaradas e enviá-las para o sistema com o aceite dos compromissos firmados.

Sexto passo: Atender à futura convocação do Órgão Ambiental para confirmação da adesão ao Programa por meio da assinatura do Termo de Adesão e Compromisso.

MMA

Leia tambem

Aprovada punição maior por tráfico de pessoas

Aprovada punição maior por tráfico de pessoas

Empresas têm até hoje para entregar comprovante de rendimentos

Empresas têm até hoje para entregar comprovante de rendimentos

Ajuste pode cortar 22% do Orçamento até o fim do ano

Ajuste pode cortar 22% do Orçamento até o fim do ano

Desembargadores derrubam decisão que suspendia WhatsApp em todo o Brasil

Desembargadores derrubam decisão que suspendia WhatsApp em todo o Brasil

Renda média domiciliar per capita do brasileiro é R$ 1.052, diz IBGE

Renda média domiciliar per capita do brasileiro é R$ 1.052, diz IBGE

Receita Federal e Polícia Federal desarticulam esquema de fraude em exportações

Receita Federal e Polícia Federal desarticulam esquema de fraude em exportações

Desemprego ficou em 5,3% em janeiro, mostra IBGE

Desemprego ficou em 5,3% em janeiro, mostra IBGE

Justiça suspende Whatsapp no país, mas especialista de MT afirma que proibição é inviável

Justiça suspende Whatsapp no país, mas especialista de MT afirma que proibição é inviável

Câmara aprova tornar crime venda de bebida alcoólica para menores

Câmara aprova tornar crime venda de bebida alcoólica para menores



Contato
Telefones: (66) 3556-1316 e (66) 3556-1478
SMS: (66)9908-2948
E-mail: contato@radiotucunare.com.br