Receita da Roça

29/04/2019 05:00 Receita La na Roça

Doce de mamão de mamãe

Ingredientes
4 mamões médios verdes (é importante estar bem verdinho porque o doce fica mais crocante, diz mamãe; o maduro derreteria)
100 g de bicarbonato de sódio (2 pacotinhos)
1 quilo de açúcar (minha mãe usou o cristal, mas disse que pode usar orgânico)
2 xícaras de água
Cravo a gosto

Modo de preparo
Descasque os mamões embaixo de um fio de água, pois a fruta soltará o seu leite. Em seguida, corte em fatias do jeitinho que você gostar e lave mais umas quatro ou cinco vezes, para sair bem este leite. Este processo é importante senão o doce amarga. 

Em uma vasilha bem grande com água, dissolva o bicarbonato. Junte as fatias de mamão já lavados nessa água, e deixe imerso por duas horas, mas de vez em quando dê uma mexidinha neles (na mesma água).

Após este período, enxague novamente muito bem para retirar todo o bicarbonato. O segredo dessa receita é não ter preguiça de LAVAR (eu tive e o meu amargou, erro número 1).

Em seguida, coloque os mamões em uma panela grande, o açúcar por cima e em fogo baixo deixe ferver. De acordo com mamis, o segundo segredo deste doce é a PACIÊNCIA. Este doce vai ficar nesse fogo por mais ou menos duas a três horas.

Mas calma, não precisa ficar mexendo o tempo todo, só de vez em quando (eis meu erro número 2, tive pressa).

Quando a calda estiver engrossando, coloque as duas xícaras de água, acrescente o cravo para ele dar gosto no doce e vai mexendo de vez em quando. 

Para não ter dúvida do ponto, é só experimentar: se ele tiver durinho por fora, e macio por dentro, pode desligar. Essa é a melhor hora! 

Equilíbrio é preciso
Essa receita dá um pote enorme de doce. Se você não tem uma família grande (como no caso da minha mãe, que geralmente cozinha em proporções industriais), pode fazer uma receita menor.

Para duas pessoas, o ideal é usar 1 mamão grande ou 2 pequenos, 2 xícaras de açúcar, um pacotinho de bicarbonato e 1 xícara de água. Assim você evita comer em excesso, ou enjoar depois de uma semana e acabar jogando fora. 


Rádio Tucunaré

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Cadernos

Sobre

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo