Regionais

05/07/2018 13:37 Prefeitura de Porto dos Gaúchos

Porto dos Gaúchos lança projeto de compostagem financiado pelo Fundo de Meio Ambiente

O projeto de compostagem de Porto dos Gaúchos visa incentivar e conscientizar a população a diminuir a quantidade de resíduos que são enviados ao aterro sanitário, gerando assim uma economia ao município.

Os resíduos serão separados em três partes, resíduos recicláveis, coletados pela Reciclaporto, rejeitos, que são enviados ao aterro sanitário e resíduos orgânicos, que deverão ser separados em recipientes e levados de forma voluntário ao ponto de entrega que será ao lado da horta comunitária.

No total são três projetos que foram aprovados, um pela Escola Municipal Adolfo Wilke, um pela Escola Estadual José Alves Bezerra e o ultimo pela SEMATUR, os projetos são financiado pelo Fundo de meio Ambiente que destinou o valor de R$ 3.000,00 para cada um.

Compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica, transformando-a em húmus, um material muito rico em nutrientes e fértil. A compostagem ajuda na redução das sobras de alimentos, tornando-se uma solução fácil para reciclar os resíduos gerados em nossa residência.

 Para incentivar toda a população a participar será lançada a campanha no dia 06/07 durante a Feira da Lua, os participantes que levarem acima de 500 gramas de resíduos receberam cupons para concorrerem a prêmios que serão sorteados a cada quatro meses.

O Projeto terá início no dia 16/07 e o local para a entrega dos materiais será na horta municipal.

Os adubos gerados a partir do processo serão usados na horta, no viveiro municipal, nos canteiros centrais entre outras aplicações.

A SEMATUR e a Prefeitura Municipal dão total apoio ao projeto.


Rádio Tucunaré

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Cadernos

Sobre

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versăo Normal Versăo Normal Painel Administrativo Painel Administrativo