5G e o Agronegócio: Entenda a importância dessa tecnologia que promete ser um “divisor de águas”.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Cada vez mais tecnologias surgem para aplicação na agricultura e pecuária, como drones, equipamentos autônomos, big data, internet das coisas e melhoramento genético. Saiba mais no Estadão Summit Agro sobre as tecnologias e tendências que estão revolucionando o agronegócio no Brasil e no mundo.

Um relatório elaborado pela Nokia e Omdia estima que a tecnologia pode gerar US$ 76,8 bilhões para o setor até 2035.

Quais são as características dessa tecnologia?

O 5G significa um avanço em relação aos padrões anteriores em uma série de aspectos:

  • Permite mais dispositivos conectados, o que está se tornando necessário diante do crescimento da chamada “Internet das Coisas”, com o crescimento da comunicação máquina a máquina;
  • Aumenta a velocidade de conexão, permitindo um consumo de serviços mais complexos com menos dificuldade, como a transferência de arquivos, comunicações em tempo real, o consumo de vídeos e áudios em tempo real (streaming) ou os jogos eletrônicos;
  • Diminui a reposta da conexão (latência), melhorando e contribuindo para que os dispositivos móveis tenham uma conexão que permita aplicações em tempo real ou que demandam trocas de informação de forma rápida;
  • Tem maior capacidade de banda, o que é importante diante do aumento de informações que são publicadas e circulam na internet, seja a criação de mais conteúdos ou a melhoria da qualidade, como no áudio ou na definição em vídeo;

A chegada do 5G pode ter um impacto maior na produtividade em que os agricultores têm menos acesso à tecnologia, por conta da maior capilaridade e estabilidade da conexão. Sendo assim, os produtores podem ter o acesso facilitado a recursos como a agricultura de precisão, que ainda não cresceu devido à péssima conectividade nas áreas rurais.

 Os produtores agropecuários podem aproveitar oportunidades com o uso de tecnologia em todas as fases da produção, incluindo preparação da terra, plantio de sementes, cultivo, colheita e criação de gado. Além disso, os agricultores estão continuamente analisando, planejando e tomando decisões sobre suas colheitas e animais com base nas informações que podem obter de cada fase por meio de recursos tecnológicos.

Operação remota

A tecnologia pode ser utilizada, por exemplo, na operação remota de tratores, colheitadeiras e outras máquinas autônomas. Dessa forma, é possível traçar rotas para evitar desperdício de recursos e aumentar o tempo produtivo. Além disso, o controle a distância possibilita que as máquinas operem sob qualquer condições, dia e noite.

Além do maquinário pesado, a nova tecnologia permitirá ampliar o uso de veículos aéreos não tripulados (VANTs), que poderão ter maior alcance e confiabilidade. Os drones podem ser usados, por exemplo, para mapear a terra, analisar o solo e as culturas e aplicar defensivos agrícolas.

Integração de dados

A tecnologia propiciará, ainda, a conexão de uma ampla gama de outros tipos de infraestrutura, como sensores conectados ao solo, às plantas e aos animais; sistemas de irrigação e inteligentes de monitoramento de pragas; tecnologias vestíveis. As informações de estações meteorológicas também poderão ser acompanhadas com uma maior frequência.

Todos esses dispositivos podem ser interligados através uma rede 5G e serem acompanhados em tempo real, a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, mesmo que fora da propriedade, para subsidiar decisões importantes quanto a lavouras e animais.

Segurança

Fazendas podem ser particularmente vulnerável a eventos como roubo e incêndio, portanto, sistemas de detecção de incêndio e equipamentos de vigilância alimentados por Inteligência Artificial podem identificar incidentes e desencadear ações corretivas.

Além disso, o 5G permitirá a instalação de sistemas de segurança de várias camadas, incluindo sensores em portões, cercas e de detecção de movimento, bem como câmeras que podem ser conectadas pela tecnologia

Outros aspectos

Com o 5G, quando falamos de futurologia, muitas expectativas se tornarão realidade com os benefícios que a nova rede trará para a sociedade. A possibilidade dos carros autônomos nas ruas já é algo em ampla evolução, por exemplo. 

Cirurgias à distância, controle de trânsito em tempo real, drones e tantos outros benefícios para a sociedade, que chegarão junto com o 5G. Essas novidades são importantes para que o desenvolvimento de novas ideias, inovações e tecnologias possam continuar. Não apenas em termos técnicos, mas também em relação a tornar a realidade  na possibilidade de sonhar cada vez mais com melhorias.

 

 

Fonte: Embrapa/agronoticias/sociedade5g

Com muito ❤ por go7.site