Academicos da Unemat de Juara fizeram manifesto contra PEC que propõe cobrança de mensalidade em universidades públicas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Na noite desta quinta-feira, dia 02 de junho de 2022, acadêmicos da Unemat Campus de Juara se reuniram em uma manifestação passiva, onde percorreram parte da Avenida Rio Arinos em Juara.

Segundo o acadêmico da Unemat, Felipe Paim Garcia, a finalidade do manifesto foi protestar contrário a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206/2019, que propõe cobrança de mensalidade em universidades públicas.

A ação que tramitava na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados se encontra arquivada, mas no entanto, com a finalidade de precaver que ela seja desarquivada, os acadêmicos já estão mostrando suas indignações contra a ação.

O que propõe a PEC 206/2019

A PEC defende que as instituições públicas de ensino superior devem cobrar mensalidade, isentando os estudantes que não têm condições.

De acordo com a PEC, o dinheiro arrecadado pelas universidades seria utilizado para gerir o próprio custeio, como, por exemplo, pagamento de luz e água, e melhoria da infraestrutura. Outro motivo seria que a cobrança de mensalidade poderia diminuir a desigualdade social no Brasil.

Em síntese, a ideia da PEC 206/2019 é manter a gratuidade a alunos que comprovassem não ter recursos para arcar com a mensalidade. Para isso, os jovens deveriam passar por uma comissão que avaliaria caso a caso.

Os acadêmicos disse que são contrários a esse ideia e defenderam a tese de que, Universidade pública tem que continuar gratuita para todos, e durante o manifesto em Juara contaram com apoio de alguns professores, entre, o professor Saulo Augusto de Moraes e outros, e ainda com apoio da vereadora, Luciane Buindchen de Porto dos Gaúchos que disse ser a favor dos acadêmicos e por isso veio prestar seio apoio.

O manifesto teve início às 19:00h, entre a Avenida Airton Sena e a Avenida Rio Arinos e finalizou na Praça dos Colonizadores, sendo acompanhado por carro de som, onde os manifestantes carregaram faixa e cartazes com dizeres contrário a preposições da PEC 206/2019.

Assista abaixo o vídeo que mostra o início do manifesto:

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare

Com muito ❤ por go7.site

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia nossa Política de Privacidade na íntegra.