Academicos da Unemat de Juara fizeram manifesto contra PEC que propõe cobrança de mensalidade em universidades públicas

Na noite desta quinta-feira, dia 02 de junho de 2022, acadêmicos da Unemat Campus de Juara se reuniram em uma manifestação passiva, onde percorreram parte da Avenida Rio Arinos em Juara.

Segundo o acadêmico da Unemat, Felipe Paim Garcia, a finalidade do manifesto foi protestar contrário a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206/2019, que propõe cobrança de mensalidade em universidades públicas.

A ação que tramitava na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados se encontra arquivada, mas no entanto, com a finalidade de precaver que ela seja desarquivada, os acadêmicos já estão mostrando suas indignações contra a ação.

O que propõe a PEC 206/2019

A PEC defende que as instituições públicas de ensino superior devem cobrar mensalidade, isentando os estudantes que não têm condições.

De acordo com a PEC, o dinheiro arrecadado pelas universidades seria utilizado para gerir o próprio custeio, como, por exemplo, pagamento de luz e água, e melhoria da infraestrutura. Outro motivo seria que a cobrança de mensalidade poderia diminuir a desigualdade social no Brasil.

Em síntese, a ideia da PEC 206/2019 é manter a gratuidade a alunos que comprovassem não ter recursos para arcar com a mensalidade. Para isso, os jovens deveriam passar por uma comissão que avaliaria caso a caso.

Os acadêmicos disse que são contrários a esse ideia e defenderam a tese de que, Universidade pública tem que continuar gratuita para todos, e durante o manifesto em Juara contaram com apoio de alguns professores, entre, o professor Saulo Augusto de Moraes e outros, e ainda com apoio da vereadora, Luciane Buindchen de Porto dos Gaúchos que disse ser a favor dos acadêmicos e por isso veio prestar seio apoio.

O manifesto teve início às 19:00h, entre a Avenida Airton Sena e a Avenida Rio Arinos e finalizou na Praça dos Colonizadores, sendo acompanhado por carro de som, onde os manifestantes carregaram faixa e cartazes com dizeres contrário a preposições da PEC 206/2019.

Assista abaixo o vídeo que mostra o início do manifesto:

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Rádio Tucunaré no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia nossa Política de Privacidade na íntegra.