Anvisa e empresários discutem protocolos para retomada de cruzeiro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reuniu hoje (14) com representantes da área de navios de cruzeiros para discutir regras e protocolos sanitários diante da situação da pandemia de covid-19.

A agência está elaborando uma proposta de diretrizes e procedimentos para a retomada desses serviços no Brasil. A reunião teve como objetivo debater o tema com os empresários do setor e colher contribuições para definir os critérios que serão adotados nas novas regras.

Segundo comunicado divulgado pela Anvisa, entre as diretrizes apresentadas estiveram a exigência de vacinação completa para pessoas elegíveis, bem como a obrigatoriedade de testes antes de embarcar e também a bordo.

Ainda conforme o texto publicado pela Anvisa, estão sendo consideradas medidas como triagem, quantidade reduzida de cabines e regras de saúde. A Agência Brasil enviou solicitação à agência de detalhamento das propostas, mas não obteve resposta.

A medida em discussão deverá ainda passar pela Diretoria Colegiada do órgão para análise e aprovação. Segundo a agência, ela também será socializada com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e com prefeituras onde há atividades de cruzeiros.

Além dos protocolos da Anvisa, a retomada das atividades de cruzeiros marítimos também deverá ser objeto de regras do Ministério da Saúde e de planos de operacionalização pelas cidades que recebem embarcações.

Fonte: Agência Brasil

Com muito ❤ por go7.site