Argentina amplia área livre de greening

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
SENASA - Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar

A província argentina de Santiago del Estero, localizada no Norte do país, foi novamente declarada área livre da doença de Huanglongbing (HLB) pelo Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa).

A medida, publicada nesta segunda-feira (12)no Diário da República, estabelece que o Município de La Banda recupere o status fitossanitário de área livre de HLB com a presença de Diaphorina citri, o vetor da doença. O greening é a doença mais grave que atinge os citros e não tem cura.

“A prevenção e o trabalho coordenado entre os setores público e privado foram uma prioridade desde o início e hoje vemos os frutos”, disse o presidente da Senasa, Carlos Paz, acrescentando que hoje toda a região Noroeste argentina está livre da doença.

Em 2017, após a detecção de HLB em uma planta de murta-de-cheiro (Murraya paniculata), em árvores urbanas na cidade de La Banda, o Programa Nacional de Prevenção de HLB do Senasa implementou um plano de contingência que incluiu a erradicação da planta afetada, a sensibilização da área onde ocorreu a detecção e a realização de monitoramento intensivo regular e que permitiu, após os 3 anos previstos no plano, não detectar a presença da doença na zona.

Fonte: SENASA - Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar

Com muito ❤ por go7.site