Campanha Outubro Rosa 2021 em Juara vai proporcionar café da manhã às mulheres. Faça seu preventivo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Com a finalidade de incentiva as mulheres a fazerem o tratamento preventivo e diagnóstico precoce do câncer de mama, a prefeitura de Juara através da secretaria municipal de saúde e suas respectivas unidades de saúde dos bairros da cidade (UBSs) já lançou a Campanha Outubro Rosa 2021.

A coordenadora de atenção básica da saúde pública de Juara, Angélica Lelis explica que o objetivo é conscientizar as mulheres, e isso se torna muito importante, até porque devido a pandemia do novo coronavirus (Covid-19) impossibilitou a realização da campanha no ano passado.

Para a campanha Outubro Rosa 2021, todas as mulheres que fizerem o exame preventivo em sua unidade de saúde estarão concorrendo a brides, e para incrementar ainda mais essa campanha, no dia 27 de outubro será servido um café da manhã em cada unidade de saúde.

O evento será às 08:00h nos PSFs, Parque Alvorada, Jardim América e Porto Seguro, Santa Cruz, Jardim Paranaguá e Jardim California.

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Durante todo o mês de outubro, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e o objetivo é incentivar como esses exames são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática, assim explicou a enfermeira Marlene Barbosa responsável pelo PSF do bairro Santa Cruz.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

A importância da mamografia

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

Fonte: Acessenoticias/radiotucunare/ Beatriz Mayra Schaffer

Com muito ❤ por go7.site