Casos de doença da “urina preta”: Médico e veterinário do INDEIA de Juara explicam a doença

Ao menos cinco estados do Brasil investigam possíveis casos da síndrome de Haff, conhecida popularmente como “doença da urina preta”, devido a um dos sintomas da enfermidade.

No último dia 17, o médico Dr Ricardo Leandro em entrevista ao vivo na rádio Tucunaré, falou sobre a doença de haff que vem preocupando as autoridades sanitárias do país devido o avanço de casos da doença conhecida popularmente também como urina preta. O médico explicou que essa doença atinge as fibras musculares, onde corre extrema rigidez muscular de forma repentina, dores musculares, dor torácica, dificuldade para respirar, dormência, perda de força em todo o corpo e urina cor de café, pois o rim tenta limpar as impurezas, o que causa uma lesão na musculatura. A doença causa muitas dores musculares, lembrando a dengue, porém sem febre.

Ele recomendou que as pessoas tenham o máximo cuidado ir ao adquirir peixes, cuja acondicionamento seja duvidoso, de acordo com estudos, peixes de água doce ou de água salgada e também os crustáceos que ficaram sem o devido acondicionamento, desenvolver a toxina da doença.

Mesmo que o peixe ou crustáceo contaminados estejam cozidos ou fritos, a pessoa que consumir contrairá a doença de Haff.

O Médico Veterinário Chiquinho do Indeia enviou áudio a redação, explicando que essa questão está sendo vigiada pelo Ministério da Agricultura e que se trata de um fato novo e ainda em estudo.

Assim como outras doenças, essa está relacionado com consumo de alimentos, no caso os peixes e se caso aparecer alguém com sintomas que procurem os postos de atendimento de saúde e que cuidem com a compra de peixes, que sejam em locais que vendem produtor certificados.

O veterinário informou ainda, que são 5 estados atingidos e a doença vem avançando, mas no MT ainda não existe nenhum caso.

O mais importante é fazer a notificação de forma rápida, caso aconteça e que não peixes de criação ano apresentaram nem caso, todos os casos são de peixes de captura.

O problema é causado por uma toxina que pode ser encontrada em peixes e crustáceos —os cientistas não sabem se a substância é produzida devido à maneira como a carne é armazenada ou se ela vem de algas consumidas pelos animais.

A urina escura é um dos sintomas causados por um quadro chamado rabdomiólise, marcado pela destruição das fibras que compõem os músculos do corpo.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Rádio Tucunaré no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia nossa Política de Privacidade na íntegra.