Cerca de 08 pessoas morreram neste ano em consequência da AIDS em Juara

Um balanço realizado pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Juara com analises nos dados de pessoas que foram contaminados por HIV e consequentemente a AIDS que deixaram de fazer os tratamentos devidos no CTA, mostra que cerca de 08 pessoas contaminadas morreram em Juara somente neste ano de 2020.

O aumentou o número de óbitos dessas pessoas por AIDS em Juara neste ano são considerados alarmantes, conforme relata a enfermeira do CTA, Cristiane Ávila. Cristiane deixou claro que essas mortes ocorreram por negligência dos pacientes que foram orientados, mas optaram por não fazer o tratamento.

Entre os óbitos estão pessoas de todas as idades, inclusive pessoas jovens, o que é muito preocupante, porque as enfermeiras do CTA assim que constatou o vírus nessas pessoas fez busca ativa nas casas conversando e orientando essas pessoas sobre os riscos da doença, bem como explicando as formas de tratamento que é feito de forma gratuita pelo Estado através do CTA em Juara, e mesmo assim, os pacientes não levaram a sério.

A enfermeira explica ainda que o HIV (AIDS) em si não mata, porém, vai agravando a saúde da pessoa que não faz os tratamentos devidos, e com o passar do tempo, a imunidade vai ficando cada vez mais baixo o que ocasiona a morte por outras doenças como diabete, pneumonia, fortes gripes entre outras doenças, uma vez que o organismo da pessoa fica sem anticorpo.

As buscas ativas da equipe do CTA juntamente com a Vigilância de saúde continuam sendo feitas nas residências que tem pacientes com sintomas desse vírus com a finalidade de fazer com que elas entendam a importância do tratamento.

Ouça aqui a entrevista da enfermeira do CTA, Cristiane Ávila:

Fonte: radiotucunare/acessenoticias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Rádio Tucunaré no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia nossa Política de Privacidade na íntegra.