Costelinha de porco com carambola

Ingredientes:

Escolhi temperos aromáticos e arregacei as mangas. Aqueci a panela de barro com um pouco de azeite e refoguei tudo junto: dois dentes de alho, meia cebola roxa picadinha, meia colher de chá de pimenta dedo de moça picada sem semente, cerca de uma colher de chá de gengibre ralado, algumas sementes de cardamomo e sal. Nesse refogado fritei 300 gramas de costelinha de porco cortadas em pedaços e temperadas apenas com pimenta do reino moída na hora. Dourei todos os lados, juntei um pouco de água fervente e tampei a panela. Quando o caldo reduziu, acrescentei três carambolas cortadas em fatias e coloquei mais água. Repeti mais algumas vezes esse processo de colocar água fervente aos poucos e aguardar reduzir com a panela tampada. À medida que as carambolas amoleciam, eu as amassava dando uma forcinha para o sabor incorporar ao molho que se formava.

Depois de algum tempo – duas horas talvez – me certifiquei que a costelinha estava bem macia, destampei a panela e deixei no fogo até ficar com um molho bem reduzido. Nesse ponto, desliguei a chama, acomodei uma quarta carambola fatiada entre as costelinhas, reguei tudo com uma colher de sopa de mel e salpiquei algumas folhas de manjericão que deram um frescor delicioso ao prato. Mas não exagerem para o manjericão não roubar a cena.

Para acompanhar a costelinha, preparei um purê rústico de mandioquinha e cenoura.

Fonte: digamaria.com

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Rádio Tucunaré no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia nossa Política de Privacidade na íntegra.