Dia do índio: Cacique Kaiabi conta sobre a origem e costumes das etnias em Juara

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Dia 19 de Abril se comemora o Dia do Índio e a reportagem da Rádio Tucunaré entrevistou o cacique Dionísio da Aldeia kayabi de Juara.

Dionísio disse que costumam comemorar a data com uma alimentação especial e considera uma data importante para se unirem, celebrarem e lembrarem os antepassados. A etnia kayabi é Pioneira em Juara, lembrou Dionísio.

A terra de origem tradicional do Povo kayabi é do Batelão e os irmãos Villas-Bôas, queriam reunir todos os povos no Xingu, mas seus avós ficaram em Juara e os irmãos Francisco e Simão ficaram também e assim, a família foi aumentando e ficando em Juara.

O povo Apiaká veio para o município de Juara. Dionísio lembra que seu avô deu um pedaço de terra para que ele cuidasse do outro lado do Rio e então foi a história dessa aldeia. É por esse motivo que o povo Apiaka está no município de Juara, contou.

O Cacique Joaquim aconteceu da mesma forma, conta Dionísio. Ele se encontra na região porque o avô do Dionísio teve essa consideração e respeito para que as terras do outro lado do rio fossem cuidadas por índios também.

Os índios Apiacás estão na aldeia Mayrob margeando o Rio dos peixes.

A família krichi da etnia Munduruku, que tem como cacique o Joaquim Krichi. Ele veio para região e é vizinho da Aldeia kayabi.

Existem outras aldeias no município como Figueirinha, Kawaip, Vale Verde, Pé de Mosquito, Flor da terra, aldeia Alta que são todos kayabis.

O cacique Dionísio nasceu na aldeia Tatuí , onde foi criado, cresceu, casou e hoje está com 38 anos. Ele se sente feliz de ser um Cacique.

Os índios Rikbaktsa possuem várias Aldeias e uma delas que está no município é a Pé de Mutum e Dionísio revela que tem um muito bom relacionamento. Eles são conhecidos como Canoeiros

Ouça a entrevista completa e conheça curiosidades sobre os índigenas de Juara:

Fonte: Rádio Tucunare e Acesse Notícias

Com muito ❤ por go7.site