Espanha desarticula quadrilha que traficava cocaína brasileira

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Agentes da polícia da Espanha desarticularam uma rede que trazia ao país grandes quantidades de cocaína, procedentes de Brasil e Paraguai, sob a fachada de uma empresa de importação de carvão vegetal.

A operação, que foi divulgada nesta segunda-feira (18), resultou na prisão de 12 pessoas e na apreensão de pouco mais de duas toneladas da droga.

A organização criminosa tinha como lideranças duas famílias, que tinham parte dos integrantes no Brasil e no Paraguai, de onde coordenavam o envio da cocaína, segundo informaram nesta segunda-feira representantes da polícia e da Guarda Civil espanhola.

A rede atuava nos principais portos do país europeu, de acordo com as investigações. Por isso, os agentes estiveram em sete diferentes províncias da Espanha, inclusive, Madri.

Membros da quadrilha criavam empresas com a intenção de simular a comercialização regular de produtos como arroz, açúcar ou itens de saúde.

Além disso, os integrantes contavam com “laranjas” em todas essas empresas, para ocultar a verdadeira identidade dos responsáveis por elas.

O início da atuação da organização criminosa aconteceu através do Porto de Barcelona, no nordeste da Espanha, segundo apurou a Agência Efe junto a fontes da investigação.

Com as limitações impostas pela pandemia da covid-19 na instalação portuária, toda a infraestrutura e a logística da quadrilha foi transferida para o porto de Algeciras, no sul.

Ao longo das investigações, foram grampeadas mais de 100 linhas telefônicas e foram averiguados quase 200 contêineres trazidos por navios dos portos de Brasil e Paraguai.

Em apenas uma ação, foram localizados 2.065 quilos de cocaína trazidos de um porto paraguaio, escondidos entre 40 toneladas de carvão.

Fonte: R7

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️