Hemocentro de Juara cria estímulo para incentivar doadores de sangue oferecendo brindes e benefícios

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Doar sangue é um processo seguro, que garante o bem estar do doador, além de ser um processo rápido que demora no máximo 30 minutos.

O sangue do doador pode ser usado de diferentes formas, dependendo das necessidades de quem o recebe, podendo não só ser usado o sangue doado, como o seu plasma, as suas plaquetas ou mesmo a hemoglobina, dependendo das necessidades de quem precisa.

Em Juara, o hemocentro que tem como coordenador o enfermeiro Almir Rogério e responsável o médico, Dr. Antônio de Pádua está conclamando a população para fazer doações de sangue não somente em Juara, mas em todos os municípios do Vale do Arinos.

Como forma de estimular essas pessoas a doarem sangue, o Banco de Sangue de Juara criou algumas inovações como a doação de um coração estimulador para o doador, prioridades nos atendimentos bancários e similares e um possível desconto de 10% no pagamento do IPTU, assim que o projeto for aprovado pela Câmara de vereadores.

Além disso tem ainda as camisetas e os coraçãozinhos que são entregue aos doadores de sangue como forma de estimular eles a continuarem fazendo as doações de sangue e salvando vidas.

O coordenador Almir Rogério explica que os benefícios da prioridades nos atendimentos bancários e similares e o desconto de 10% no pagamento do IPTU será valido somente para o doador que fizer no mínimo duas doações de sangue constantes dentro de seu prazo legal.

Ele lembrou que os estoques do banco de sangue, Hemocentro de Juara precisar se manter controlado porque atende todos os municípios da região, sendo Juara, Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte e Tabaporã.

Como se preparar para doar sangue:

Antes de doar sangue, existem alguns cuidados muito importantes que evitam o cansaço e a fraqueza, como manter a hidratação no dia anterior e no dia em que vai doar sangue, bebendo bastante água, água de coco, chá ou sucos de fruta, e se alimentar bem antes da doação.

Alguns dos requisitos básicos que devem ser respeitados para a doação de sangue com o objetivo de garantir o bem estar do doador e de quem recebe o sangue são:

Pesar mais de 50 Kg e IMC superior a 18,5;

Ter mais de 18 anos;

Não apresentar alterações no hemograma, como diminuição da quantidade de hemácias e/ ou hemoglobina;

Ter feito uma alimentação saudável e equilibrada antes da doação, tendo sido evitado o consumo de alimentos gordurosos pelo menos 4 horas antes da doação;

Não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação e nem ter fumado nas 2 horas anteriores;

Ser saudável e não ter doenças transmissíveis pelo sangue como Hepatite, Aids, Malária ou Zika, por exemplo.

Fonte: Acessenoticias/radiotucunare

Com muito ❤ por go7.site