Indea de Juara fiscaliza o período do Vazio Sanitário que iniciou dia 15 de junho

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Teve início no último dia 15 de junho de 2022, o período do Vazio Sanitário da Soja em todo Estado de Mato Grosso. O vazio sanitário da soja é uma medida consolidada, que já vinha sendo adotada por 14 estados produtores de soja nos últimos anos. O período vai até dia 15 de setembro.

Neste ano de 2022, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou a Portaria nº 516 que estabelece os períodos de vazio sanitário para cultura da soja que deverão ser seguidos pelos estados produtores em todo o país durante o ano de 2022.

Essa medida fitossanitária é uma das mais importantes para o controle da ferrugem asiática da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi.

Segundo Danilo Alves da Silva, engenheiro agrônomo e fiscal de defesa agropecuária que está em Juara para fazer essa fiscalização no Vale do Arinos, o vazio sanitário é o período contínuo de no mínimo 90 dias, em que não pode plantar e nem manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento na área determinada.

Ele explica que o objetivo é reduzir ao máximo possível o inóculo da doença, minimizando os impactos negativos durante a safra seguinte.

Assista o vídeo de Danilo Alves da Silva, engenheiro agrônomo e fiscal de defesa agropecuária:

 

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare

Com muito ❤ por go7.site

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia nossa Política de Privacidade na íntegra.