Juarense visita cidade do Paraná onde pai foi o primeiro prefeito

A Prefeitura de Japurá no Paraná recebeu nesse último dia cinco, visita do juarense  Irineu Batista Filho, lotado no Fórum da Comarca de Juara no departamento de pequenas causas.

O motivo da visita é para conhecer a história e as raízes de sua família.

Batista foi recebido pela prefeita Adriana Polizer e vice-Prefeito Rafael Valim.

A Escola municipal da cidade leva o nome de Irineu Batista Câmara, homenagem ao político, que foi corretor de imóveis e Vereador no município de Cianorte e posteriormente, para Japurá onde se tornou prefeito.

Avenida Guiomar Gaspar Batista é uma homenagem a esposa do ex-prefeito.

Irineu morreu aos 63 anos vítima de câncer.

Origem Histórica: A ação colonizadora desenvolvida pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná é que deu origem ao município de Japurá, e o desbravamento da região iniciou-se em 1953. O nome da cidade é homenagem da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná a Miguel Maria Lisboa, o Barão de Japurá.

Muitos nomes ficaram gravados na memória, da epopéia do desbravamento japuraense, mas os que a história registrou foram os de G. Berbert, Irineu Batista Câmara e Hermenegildo Lanaro. Não tardou muito e foram chegando levas de migrantes italianos, espanhóis e japoneses. O patrimônio foi formado e teve rápido desenvolvimento.

Em 1955 Japurá pertencia à jurisdição do município de Cianorte, posteriormente passou a pertencer a São Tomé. Finalmente, sem chegar a ser distrito, e com território desmembrado de São Tomé, Japurá se tornou município autônomo através da Lei n.º 4.788, de 29 de novembro de 1963. O município foi oficialmente instalado com a posse do primeiro prefeito eleito, sr. Irineu Batista Câmara, a 13 de dezembro de 1964.

 

Fonte: Tribuna de Cianorte

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Rádio Tucunaré no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia nossa Política de Privacidade na íntegra.