Levantamento do Lira em Juara realizado pela Vigilância Ambiental teve índice de 1.5

A Vigilância Ambiental, ligada à Secretaria Municipal da Saúde, realizou durante toda a última semana de Abril, a segunda edição do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (Lira) em 2022.

Segundo a bióloga Arlete Ramos, Trata-se de um método de amostragem para observar os índices de infestação predial, de densidade nos criadouros inspecionados e quais são os criadouros predominantes do mosquito.

Arlete ainda destacou que o sistema LIRA (Levantamento Rápido de índices para Aedes Aegypti) auxilia nas análises entomológicas e fornece informações sobre índices predial % de imóveis positivos, breteau (% de depósitos positivos) e de tipo de recipiente (tipo de deposito positivos, predominantes) com vistas na otimização e direcionamento das ações de controle vetor, facilita a delimitação de áreas de risco entomológico, permite a avaliação de metodologias de controle além de contribuir para as atividades de comunicação e mobilização por meio de ampla divulgação dos resultados dos índices para os parceiros internos e externos (população).

Esse foi o 2° Lira realizado no município de Juara, e o próximo será em junho conforme Arlete disse.

Até o momento, Juara tem o índice de 1.5, focos do mosquito transmissor da dengue, notificados em 2022.

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Rádio Tucunaré no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia nossa Política de Privacidade na íntegra.