Levantamento divulgado nesta terça-feira, pelo Confaz, Conselho de Política Fazendária, durante reunião da Comissão Especial Mista da Covid-19, mostrou que Mato Grosso está passando quase imune à pandemia no que diz respeito a arrecadação de ICMS.

De acordo com os dados, a arrecadação de ICMS em Mato Grosso superou a os três bilhões e 200 milhões de reais entre abril, maio e junho deste ano, um crescimento de 4%, quando comparado com o mesmo período de 2019.

Os números foram apresentados na reunião da Comissão Especial Mista da Covid-19 e apontam que Mato Grosso foi o único Estado a registrar aumento da receita, com crescimento de 4% no segundo trimestre deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado.

O aumento de receita foi de 128 milhões de reais.

Os dados sobre o desempenho da arrecadação dos Estados foram apresentados pelo presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Rafael Fonteles, em audiência pública convocada para debater a situação fiscal, repasses e execução orçamentária e financeira de apoio aos estados.

Para o vice-presidente da Frente Parlamentar de Defesa dos Municípios Brasileiros, o senador mato-grossense Wellington Fagundes, do PL, o resultado mostra a força da produção no Estado e destacou o esforço político do Congresso Nacional, que adotou várias medidas para evitar que os estados e municípios entrassem em colapso geral.

Já o secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, afirmou que, apesar da crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus, Mato Grosso deve manter as contas equilibradas em 2021.

Segundo ele, esse será o grande desafio do Executivo para garantir a retomada de crescimento da economia, que só deve acontecer a partir de 2022.