Museu do Vale do Arinos tem projeto de manutenção e recomposição de acervo Histórico

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Manter e preservar a história e a memória do ser humano sempre foi um grande desafio, e nesse sentido, os museus são importantes instrumentos de preservação da memória cultural de um povo, e responsáveis por seu patrimônio material ou imaterial, como é o caso do Museu do Vale do Arinos com sede em Juara, na Praça dos Colonizadores.

Atualmente, o Museu do Vale do Arinos conta com vários artefatos etimológicos fabricados por indígenas, que estão sendo analisados, no qual o museu tem a função de salvaguarda, que é manter a preservar da história e toda cultura de Juara e região.

A direção está elaborando através de seu diretor, professor José Guilherme está concluindo a elaboração de um projeto para garantir a manutenção e recomposição dos acervos histórico da entidade.

O projeto está sendo feito através de orientações do historiador, professor Jairo que é doutorado em história, e eu vai ajudar a incrementar o projeto Fronteiras responsável por contar parte da história do território em relação ao território do Vale do Arinos.

O objetivo é catalogar os acervos históricos tanto dos indígenas quanto da colonização contando assim os dois lados da historia de Juara e região.

O museu em parceria com o Instituto Ecuman, que é o Instituto de Educação, Cultura e Meio Ambiente do Vale do Arinos fez uma live que teve a abrangência de aproximadamente 02 mil visualizações na internet, onde debateu politicas públicas museológicas, culturais e educacionais.

O professor e diretor do museu, José Guilherme frisa que é importante a colaboração das pessoas nesse momento, e quem tiver objetivos culturais que fazem parte da historia e memorial do município e da região e puder doar, será de suma significância para a junção memorial do município, para que as novas gerações também possam ter acesso a esses conhecimentos.

O museu está passando por mudanças em seu planejamento estratégico focando na transmissão de conhecimento, e qualquer pessoa que tiver conhecimentos de fatos históricos podem entrar em contato com a direção da entidade e contar sua historia, passar seus conhecimentos para enriquecer ainda mais a estrutura cultura do museu, conforme disse o diretor.

Ouça na íntegra a entrevista com o diretor, professor José Guilherme:

Fonte: radiotucunare/acessenoticias

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️