O 1º período de matrículas para o 2º período letivo 2021/1 está aberto na Unemat Campus de Juara

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

De acordo com Ana Maria,  coordenadora do Unemat, Campus de Juara, o 1º o primeiro período de solicitação de matrículas para o Período Letivo 2021/1 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) teve início no dia 01 de abril, quinta feira, e nesse eríodo também pode ser solicitado o destrancamento de curso para alunos com matrícula trancada.

O período de matrículas nesse quesito se estende até o dia 11 de abril.

O segundo período de solicitação de matrículas será de 14 a 18 de abril, e o período para matrículas extraordinárias vai de 20 de abril a 10 de maio.

Solicitações de matrícula

Durante o primeiro e o segundo períodos, as solicitações permanecerão com a situação ‘Aguardando processamento’. Após a data final de cada período, passarão para ‘Em espera’ em todas as turmas escolhidas e submetidas.

O deferimento das solicitações de matrículas está sujeito ao processamento de matrícula, que classificará os alunos em cada turma com base nos critérios definidos na Normatização Acadêmica da Unemat. Sendo deferida a matrícula, passará a constar como ‘Matriculado’ e, em caso de indeferimento, o aluno poderá solicitar matrícula em outras turmas que ainda tenham vagas disponíveis nos períodos posteriores.

A qualquer tempo, o aluno poderá consultar a situação das suas solicitações de matrícula, seguindo o caminho PORTAL DO DISCENTE > ENSINO > MATRÍCULA ON-LINE > MEU PLANO DE MATRÍCULAS.

Mudanças de turmas

Durante os dois primeiros períodos de solicitação é permitida a alteração das turmas selecionadas, adicionando outras turmas ou removendo aquelas previamente escolhidas, lembrando que matrículas já consolidadas no primeiro período não poderão ser alteradas no segundo período, por já terem sido processadas e consolidadas.

Horários

A Unemat ressalta que 2021/1 trata-se de um período regular e, ao contrário dos Períodos Letivos Suplementares Excepcionais (PLSEs), haverá horários para as turmas e, além dos pré-requisitos, o sistema validará eventuais choques de horário.

Por se tratar de um período letivo regular, não haverá o limite de 180 horas. Entretanto, deve-se planejar os horários que o aluno efetivamente tenha disponibilidade de acompanhar as aulas e desenvolver as demais propostas pelo docente responsável pela turma.

Componentes curriculares

Serão ofertadas turmas dos componentes curriculares da estrutura do discente; embora seja possível a matrícula em outros cursos, a Unemat recomenda que o aluno priorize a matrícula nos componentes da estrutura ao qual está vinculado. A Universidade destaca que os componentes correspondentes a Estágio Obrigatório e a Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) só podem ser cursados no curso em que o aluno está vinculado.

Aulas gravadas

O ambiente de disponibilização de conteúdos, materiais, aulas e avaliação é o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmica (Sigaa). As atividades síncronas (webconferências ou web-encontros), obrigatoriamente deverão ser gravadas e disponibilizadas na turma virtual do Sigaa, de acordo com a Resolução Nº 013/2021.

Histórico Escolar

Ainda de acordo com a Resolução Nº 013/2021, por conta da circunstância de pandemia, somente os componentes curriculares cursados com aprovação se manterão presentes no Histórico Escolar dos alunos, como vinha acontecendo nos PLSEs.

Início das aulas

O início das aulas do Período Letivo 2021/1 ocorrerá no dia 3 de maio, e o período se encerra no dia 2 de agosto.

Em caso de dúvida, basta abrir chamado, clicando aqui.

Fonte: Acessenoticias/radiotucunare/portal.unemat.br