Os psicólogos também fazem terapia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Os psicólogos também podem ter as mesmas facilidades e dificuldades que qualquer pessoa. É por essa razão que eles também fazem terapia, e podem obter muitos benefícios com esta prática.

A psicologia é uma disciplina que conta com diversas áreas de atuação e aplicação. No geral, ela se encarrega de estudar o comportamento, as emoções e a cognição. Na maioria das áreas, os psicólogos orientam as pessoas a gerarem uma melhoria na sua qualidade de vida. No entanto, será que os psicólogos também fazem terapia? Quem os guia? Eles também precisam disso?

A psicologia é uma profissão que acaba sendo associada a muitos mitos. Os psicólogos são loucos? Como os psicólogos podem ter problemas? Somente as pessoas que estão mal da cabeça vão a psicólogos? Muitos profissionais dessa área também já ouviram, no ápice de uma crise, a frase clássica: “Isso porque você é psicólogo!“.

Acontece que, embora os psicólogos sejam de grande ajuda para os demais, também possuem vida pessoal e percorrem caminhos e desfiladeiros similares aos transitados por pessoas alheias à psicologia. Por isso, eles também fazem terapia. Inclusive, esta é uma prática muito recomendada.

“Percebo que se fosse estável, prudente e estático, viveria na morte. Consequentemente, aceito a confusão, a incerteza, o medo e os altos e baixos emocionais, pois esse é o preço que estou disposto a pagar por uma vida fluida, incerta e animadora.”
– Carl Rogers-

Os psicólogos também fazem terapia porque são seres humanos

Não devemos ignorar o fato de que a psicologia é uma profissão e, embora a maioria das pessoas que a exerce tenha uma formação teórica, prática e ética, elas não deixam de ser seres humanos. Portanto, os psicólogos, como qualquer ser humano, possuem sentimentos, pensamentos e comportamentos.

Assim como qualquer outra pessoa, os psicólogos podem ter grandes motivações, qualidades que querem potencializar, dificuldades para enfrentar problemas, etc. Eles definitivamente podem sofrer preconceitos ou experimentar fenômenos que podem ser melhorados com a ajuda de um outro psicólogo.

De modo geral, podemos dizer que a psicoterapia é destinada àquelas pessoas que sentem necessidade de se aprofundar, melhorar e entender aspectos de sua vida relacionados com a cognição, a afetividade e o comportamento. Portanto, quando alguns aspectos de seu funcionamento se veem afetados, a melhor opção é buscar a ajuda de um profissional — assim como quando estamos doentes vamos ao médico, ou procuramos um advogado quando queremos enfrentar algum processo.

Mulher psicóloga explicando para paciente

Os psicólogos também fazem terapia porque são seres humanos que podem se interessar em:

  • Potencializar habilidades;
  • Compreender aspectos de si mesmos;
  • Mergulhar em seu mundo interno e em seu comportamento;
  • Compreender como enfrentar os problemas que lhes geram dificuldades;
  • Aprender a se controlar emocionalmente;
  • Aumentar o bem-estar;
  • Encontrar um lugar confidencial para expressar suas angústias e motivações;
  • Buscar assistência pessoal;
  • Adquirir estratégias para lidar com conflitos;
  • Ver seus assuntos a partir de outra perspectiva;
  • Empoderar-se;
  • Resolver dificuldades.

Algumas pessoas acreditam que, por serem psicólogos, eles deveriam ser capazes de resolver todos os seus problemas, mas não é bem assim. Embora possam trabalhar vários aspectos de si mesmos, podem encontrar dificuldades em enxergar outros.

  • Em primeiro lugar, pela dificuldade de manter a objetividade por serem, ao mesmo tempo, analista e objeto de análise;
  • Em segundo lugar, porque suas próprias circunstâncias podem incapacitá-los de intervir em sua própria vida apesar do conhecimento que possuem.

Finalmente, precisamos esclarecer que a psicologia é uma área muito ampla, de forma que o psicólogo pode precisar de ajuda em alguma área na qual não se especializou.

Psicólogos, muito além dos demais

Os psicólogos prestam um serviço aos demais, mas isso não quer dizer que devem esquecer de si mesmos. Por isso, também fazem terapia, desfrutando dos benefícios advindos disso.

Por outro lado, algumas vezes os psicólogos podem ser vistos pelos demais como super-heróis, sendo idealizados graças ao suporte que representam em momentos de crise. Entretanto, não devemos nos esquecer de que a idealização é um mecanismo de defesa que acaba gerando uma imagem distorcida do outro.

Os psicólogos também fazem terapia para serem profissionais melhores

Os psicólogos também fazem terapia porque isso pode ajudá-los a serem profissionais melhores. Às vezes, os psicólogos não sabem como lidar com certas situações por transferência, ou seja, porque sentem emoções pelo paciente ou por algo do paciente que ressoa neles. Entretanto, quando falamos de emoções, não fazemos referência exclusivamente ao amor romântico.

Além disso, o desejo do analista está envolvido nesse processo, conforme sugerido por Lacan no “Seminário número 8”. E, embora ocorra em todos os processos psicoterapêuticos, quando o terapeuta se vê incapaz de continuar conduzindo o processo terapêutico por conta do que isso gera nele, é bom procurar ajuda de outros profissionais. Este procedimento é recomendado em quase todas as áreas da psicologia, sendo um ponto muito importante da psicanálise.

Além disso, pode acontecer de não dominarem certos assuntos, ou não saberem qual é a melhor forma de intervir. Então, fazem psicoterapia para serem orientados por outro profissional que possa lhes ajudar a compreender o que está acontecendo ou supervisionar a efetividade da intervenção que eles mesmos já iniciaram.

Assim, enriquecem seu conhecimento, protegem seu paciente e a si mesmos. Isso porque, com o apoio de outro profissional, eles sabem como devem agir, se é preferível encaminhar o caso ou como conduzi-lo. Desse modo, crescem como profissionais graças a cada aprendizado.

Jovem em sessão de terapia

Benefícios dos psicólogos que também fazem terapia

O fato dos psicólogos também fazerem terapia pode trazer grandes benefícios, como:

  • Melhor gestão emocional;
  • Liberação de tensões;
  • Maior autoconhecimento;
  • Crescimento profissional;
  • Enfrentamento das dificuldades que surgem;
  • Contribuição positiva ao seu redor;
  • Complementação da formação teórica.

Resumindo, os psicólogos conhecem a eficácia e as vantagens da psicoterapia, por isso, sabem o que podem obter deste processo. Além disso, têm consciência da importância da sua saúde e, por isso, podem buscar o bem-estar mental através da psicoterapia.

Fonte: https://amenteemaravilhosa.com.br/

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️