Ovinos terão feira comercial na 58ª EXPO Rio Preto

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Nem só de bois, vacas, éguas e cavalos se faz a 58ª EXPO Rio Preto 2020-2021 – Edição Especial Julgamentos, que começa amanhã, quarta-feira (29), no Recinto de Recinto de Exposições ‘Alberto Bertelli Lucatto’, em São José do Rio Preto. Criadores de ovinos das raças Dorper e White Dorper também marcam presença no evento, com espaço dedicado a vendas. A feira de ovinos comerciais é organizada pela Anpovinos (Associação Noroeste Paulista de Ovinocultores), que reúne mais de 20 criadores da região.

“Queremos divulgar a criação de ovinos, principalmente como alternativa para o pequeno criador. Ela é ideal para este público devido ao seu rápido retorno. Hoje, temos a biotecnologia a favor, com grande avanço na pesquisa genética, o que reflete no campo e no mercado consumidor”, destaca o ovinocultor Paulo Viana, presidente da Anpovinos.

As perspectivas em torno da criação de ovinos na região é tão positiva que uma feira dedicada ao setor entra para o calendário de São José do Rio Preto a partir de dezembro, quando será realizada a primeira edição da Feinove – Feira do Noroeste Paulista de Ovinocultura. “Teremos um julgamento nacional da raça Dorper, além de exposição de outras raças. É uma feira que vem pra ficar e será realizada todos os anos”, sinaliza Viana.

Na Expo Rio Preto, cerca de 90 animais Dorper e White Dorper estarão expostos para venda. Não haverá disputa ou julgamento envolvendo os ovinos.

A Expo Rio Preto

Programada para o período de 29 de setembro a 3 de outubro, a 58ª EXPO Rio Preto 2020-2021 – Edição Especial tem coordenação geral da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, coordenação institucional da ACIRP (Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto) e a inédita coordenação das raças zebuínas pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu). Também conta com o apoio institucional da UNIRP (Centro Universitário de Rio Preto).

A 58ª edição é dedicada exclusivamente para julgamentos de raças, campeonato leiteiro e outras competições do setor. Em cumprimento às medidas sanitárias de combate à Covid-19, não haverá presença de público, sendo fechada para criadores.

Nove raças de gado de corte e leiteiro deverão participar do evento, sendo elas: Nelore Padrão, Nelore Mocho, Tabapuã, Guzerá, Indubrasil, Simental, Simental Leiteiro, Gir Leiteiro e Girolando. Além disso, as raças de equinos Mangalarga Marchador e Mangalarga Paulista e de ovinos Dorper e White Dorper marcarão presença na feira.

 

Fonte:  Assessoria de Imprensa EXPO Rio Preto

Com muito ❤ por go7.site