Parte dos pacientes soro positivos de HIV abandonam tratamento em Juara

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Algumas pessoas portadoras do vírus HIV abandonam o tratamento, alerta a Enfermeira e coordenadora do CTA Cristiane Ávila de Juara.

As pessoas que já fazem o tratamento, tanto quanto as hepatites e outras doenças sexualmente transmissíveis, devido a rejeição por parte delas, abandonam o tratamento, explica Cristina e a reportagem da Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias.

Segundo a coordenadora, algumas pessoas quando descobrem que estão positivas, acabam abandonando o tratamento de HIV, e a doença hepatite também, porque não tem sintomas, e quando chegam os sintomas é porque a carga viral está alta.

A enfermeira fez um alerta aos pacientes de hepatite e de HIV, que devem procurar o CTA, que estão fazendo uma busca ativa a esses pacientes, que estão rejeitando o tratamento, principalmente HIV. “Quem trata a gente sabe que a carga viral fica indetectável. Isso é ótimo, mas então pensa bem, você que tem HIV, procura a gente, não deixe de tratar e as hepatites também”, disse.

Cristiane lamenta que em pleno ano 2021, ainda acontecem mortes por AIDS, por falta de tratamento e  a morte de pessoas, devem estar procurando o CTA .”Porque a partir do momento, que a pessoa deixa de tratar, a gente fala que ele é um paciente AIDS, então é um alerta que eu faça você jovem, a você de meia-idade, a você de mais idade, se você não tem ou se você nunca realizou o teste rápido, vá na sua unidade de saúde, mais próxima se não quiser ir lá, porque tem algum parente algum conhecido, vem aqui ao CTA realizar o seu teste rápido. E você que abandonou o tratamento, também nos procure,” pediu.

Tudo é sigiloso e o CTA também são atendidos pacientes om outras doenças como tuberculose e as pessoas que fazem prevenção, as gestantes, e existe muito preconceito, informou a enfermeira. “Quem vê cara não vê AIDS, então se previna e se cuide essa é a melhor forma”, concluiu.

 

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Com muito ❤ por go7.site