Porto dos Gaúchos iniciou a vacinação contra Covid 19 e 1ª enfermeira vacinada trabalha a 25 anos na saúde

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Assim como Juara e Novo Horizonte do Norte, o município de Porto dos Gaúchos também iniciou na tarde desta quinta-feira, dia 21 de janeiro, o processo de vacinação contra o Covid 19, sendo esta a primeira fase da vacinação contra o Vírus.

O ato de lançamento da campanha no município foi acompanhado pelo prefeito Vanderlei de Abreu, secretário municipal de Saúde, Nolar Soares e outros servidores da linha de frente de combate ao Covid 19.

Segundo a secretaria de saúde do município, a primeira enfermeira a tomar a vacina foi Rozenei Campinas (Rose do Posto) que trabalha a 25 anos na área de saúde do município.

Rose do Posto como é conhecida popularmente se emocionou ao receber a dose e disse a ação representa a esperança de vida voltando a normalidade de várias pessoas que perderam vidas e também representa o fim do medo.

“Nós tínhamos muito medo de perder pessoas queridas e essa vacina representa o começo do fim desse sentimento, e estou muito grata de poder estar participando desse momento especial” completou a enfermeira.

Ela  trabalha na sala de vacina a 25 anos, e destacou a alegria em poder  vacinar todas as pessoas de seu município e frisou que estará desempenhando seu trabalho com alegria e certeza de dias melhores.

Para o prefeito, esse momento foi histórico e a vacina chega para dar esperança. “Foi um grande dia para Porto dos Gaúchos, porque essa vacina nos traz esperança de um dia podermos todos voltar a viver normal como era antes dessa pandemia”.

Quanto a escolha da enfermeira Rose para ser a primeira vacinada foi porque  ela está na linha de frente dos trabalhos, e na próxima etapa mais profissionais da saúde serão vacinados, seguindo os critérios do Ministério da Saúde até consiga chegar a toda população de Porto dos Gaúchos,  conforme ressaltou o prefeito.

Já o secretário de Saúde, Nolar Soares de Almeida disse que não tem prazo definido para que cheguem as próximas doses da vacina contra o Covid 19 no município.

Nessa primeira fase de vacinação, o município recebeu 110 doses que serão aplicadas inicialmente em 54 profissionais da saúde que trabalham na linha de frente, e que as próximas doses ainda serão destinadas a servidores da saúde que soma ao todo pelo menos 113 servidores em atividade.

Serão seguidos todos os critérios determinados pelo Ministério da Saúde.

Nolar parabenizou todos de forma geral que estiveram no momento mais difícil atendendo a quem mais precisa no momento da doença, e destacou ser emocionante poder participar desse momento em que todos buscam uma perspectiva de vida de um problema tão sério que acomete o Brasil e o mundo como um todo.

Importante ressaltar que conforme o Ministério da Saúde e os demais órgãos para que a pessoa seja considerada imunizada serão necessárias as duas doses da vacina, sendo que a segunda dose deverá ser 28 dias após a aplicação da primeira dose.

Fases do Plano de Vacinação:

1ª fase

Trabalhadores da saúde

Pessoas com 60+ institucionalizado

Indígenas aldeados

2ª fase

Pessoas de 80 e mais

Pessoas de 75 a 79 anos

Pessoas de 70 a 74 anos

Pessoas de 65 a 69 anos

Pessoas de 60 a 64 anos

3ª fase

Pessoas com comorbidades

4ª fase

Professores

Profissionais das forças de segurança e salvamentos

Pessoas privadas de liberdades

Funcionários do sistema prisional

Fonte: radiotucunare/acessenoticias

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️