Preço do algodão valoriza em Mato Grosso

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
IMEA

Conforme o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) o preço do algodão em Mato Grosso valorizou 4,75% na semana, ficando cotado a R$ 166,62 a arroba. O motivo seria a baixa disponibilidade da pluma no mercado.

A comercialização da pluma para a safra disponível (19/20) avançou 5,52 p.p. em relação ao mês de janeiro, alcançando 95,76% da produção negociada. O aumento no ritmo foi pautado pela maior demanda e a valorização no preço da pluma no mercado “spot”, que fechou a uma média mensal de R$ 142,33/@ em MT.

Já na safra 20/21, mesmo com a preocupação em relação ao desenvolvimento da safra no Estado, as vendas da pluma avançaram 3,80 p.p. no mês, alcançando 62,33% da produção esperada comprometida. A valorização da pluma na bolsa de NY foi a principal responsável pelas novas negociações e com o dólar em alto patamar, o preço médio da fibra valorizou 6,04% ante a janeiro.

Por fim, a venda da pluma para a safra 21/22 ampliou 2,61 p.p. em fevereiro, alcançando 14,02% da produção. Mesmo com o avanço, o percentual negociado ainda está atrasado em relação ao ano passado, diferença de 13,55 p.p. no comparativo.

As exportações brasileiras da pluma vêm batendo recordes nos últimos meses e em fevereiro foram enviadas ao exterior cerca de 235,51 mil toneladas, alta de 38,60% em relação ao ano passado. A preocupação está nos envios da próxima safra 20/21, devido à estimativa de menor produção e a postergação da colheita da safra, o que poderá gerar em atrasos na disponibilidade da fibra no mercado e nos embarques. Com quase duas semanas de atraso em relação à safra passada, a semeadura do algodão em Mato Grosso finalizou na última sexta-feira (05).

Fonte: IMEA