Prefeito e vice-prefeito de Juara parabenizam Porto dos Gaúchos pelos 58 anos de emancipação política

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Nesta quinta-feira, dia 11 de novembro de 2021, o município de Porto dos Gaúchos, na Região Centro-Norte mato-grossense, a 650 quilômetros de Cuiabá completa 58 anos de emancipação administrativa.

O município possui atualmente uma população pouco mais de 5.363 habitantes.

Várias ações e obras de grande magnitude estão sendo executadas no município, entre elas, a pavimentação de 64,5 quilômetros da MT–220, entre o entroncamento da MT-338 até o distrito de Novo Paraná.

A obra é fruto de um termo de cooperação entre Sinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística) e prefeitura que resultou na redução do investimento em um quarto caindo de R$ 44 milhões para R$ 33 milhões.

O município é administrado pelo corretor Vanderlei de Abreu que se elegeu com seu vice-prefeito, Mauro da Quiles. Em um acordo, a prefeitura em sua administração se responsabilizou pelas obras complementares, sinalização e recomposição ambiental da rodovia em obras.

Em um áudio gravado para a assessoria de imprensa, o prefeito de Juara juntamente com o vice-prefeito Nei da Farmácia fez um vídeo parabenizando o município mãe do Vale do Arinos (Porto dos Gaúchos) pela comemoração dos 58º aniversário de emancipação administrativa.

Assista o vídeo:

História

De origem colonizadora, a fundação de Porto dos Gaúchos foi marcada por uma ata redigida em maio de 1955, seis quilômetros acima do local onde o ribeirão Mestre Falcão desemboca no rio Arinos, na localidade conhecida como Gleba Arinos.

O nome é uma junção da origem dos primeiros formadores (Rio Grande do Sul, gaúchos) ao porto de chegada, no rio Arinos, naquele momento único acesso ao núcleo.

Atualmente com menos de sete mil quilômetros quadrados, Porto Gaúchos, quando elevado a município em 11 de novembro de 1963, possuía uma área superior aos estados de Alagoas e Sergipe e pouco menor que o Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Foi desmembrado do município de Diamantino e teve como seus distritos os atuais municípios de Juara, Novo Horizonte do Norte e Tabaporã.

Fonte: Acessenoticias/radiotucunare/diretoria de imprensa da prefeitura de Juara

Com muito ❤ por go7.site