Presidente da Associação Indígena Kawaiwete de Juara destaca importância da cultura nas aldeias

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

A partir da próxima segunda-feira, dia 22 de fevereiro, o diretor do Museu do Vale do Arinos, José Guilherme Filho visitará as comunidades indígenas para colocar em prática o projeto que tem como objetivo fomentar a produção de artesanatos indígena.

O projeto em si tem finalidade mostrar a Arte Kawaiwete, a produção e resgate do artesanato indígena colocando em prática as ações do projeto, e para isso se faz necessária essa viagem que terá uma grande trajetória terrestre e também fluvial via barco, conforme ressaltou, o diretor do Museu, José Guilh em entrevista a rádio Tucunaré.

O presidente da associação indígena Kawaiwete, kavai katu kaiabi, destacou a importância desse projeto, que segundo ele muito vai contribuir com a cultura indígena em sua aldeia, e que os índios tem lutado para sempre manter suas culturas e agora com esse projeto irá melhorar bastante essa questão.

kavai katu kaiabi parabenizou o diretor do museu pela iniciativa e disse o povo juarense precisa conhecer e reconhecer a historia das culturais indígenas que foram os primeiros povos do Brasil.

Confecção de arco, flechas, cocais são peças confeccionadas através do trabalho da cultura indígena nas aldeias, e além disso, eles realizam ainda a prática do futebol. “Juntos vamos apoiar essa iniciativa do museu para que nossa cultura seja divulgada e eu como presidente estou muito contente com isso”, concluiu kavai katu kaiabi.

 

Fonte: radiotucunare/acessenoticias

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️