Qual importância das sementes tratadas em sistemas integrados

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Barenbrug do Brasil

O uso pode ser em consórcio ou rotação nos sistemas Integração Lavoura Pecuária (ILP), Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) e no Sistema Plantio Direto. Em ambos os casos é muito comum a utilização de forrageiras tropicais, em especial do gênero Brachiaria. Com objetivo de promover a proteção física do solo, a ciclagem de nutrientes e diversificar o sistema produtivo da propriedade.

As mudanças climáticas têm influenciado o cronograma de diversos produtores em diferentes regiões, devido a irregularidade da pluviosidade, principalmente, no início das chuvas e nos constantes veranicos que ocorrem durante as safras agrícolas. Com isso, tem-se evidenciado cada vez mais a importância da utilização de forrageiras com objetivo de proporcionar um ambiente mais seguro para o desenvolvimento e produção de cereais e culturas anuais na agricultura.

Junto a essa demanda crescente vem a preocupação com a qualidade física, sanitária, fisiológica e genética das sementes utilizadas nesses sistemas. É de grande importância o uso de sementes livres de patógenos e sementes indesejáveis, além da necessidade da alta pureza física.

O tratamento de sementes surge como uma tecnologia para agregar na proteção e produção das espécies utilizadas em sistemas integrados, garantindo, desta forma, uma maior eficiência no campo das sementes utilizadas e proporcionando uma melhor uniformidade durante as operações de estabelecimento e distribuição.

A Barenbrug oferece uma tecnologia que traz mais segurança e melhor desempenho ao produtor. Trata-se do tratamento de sementes exclusivo: o Yellow Jacket®. Ele oferece maior proteção a pragas e doenças com a utilização de fungicidas e inseticidas, além de melhorar o desempenho das espécies a campo utilizando elementos nutricionais, extratos naturais, compostos orgânicos e um complexo de micronutrientes.

Pensando em agregar novas tecnologias também em sistemas integrados, a Barenbrug disponibiliza a solução opcional do tratamento com Nematicida Biológico, com objetivo de agregar no controle de nematoides.

Todas essas soluções em tecnologia de sementes são disponibilizadas para atender da melhor forma o produtor e proporcionar uma maior eficiência no campo de semeadura, estabelecimento e produção de forragem, seja para cobertura vegetal e/ou integração com pecuária. Proporcionar mais segurança e rentabilidade para o seu negócio. Esse é o propósito das tecnologias da Barenbrug.

Michael Oliveira é Desenvolvedor Tecnológico da Barenbrug do Brasil, engenheiro agrônomo e mestre em Produção e Nutrição de Ruminantes pela Universidade Federal de Lavras.

Fonte: Barenbrug do Brasil