Saiba a importância de vacinar seus animais de estimação, cães e gatos contra raiva

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Diretoria de imprensa da prefeitura de Juara

Foi iniciada nesta quarta feira, dia 22 de julho pelo Centro de Controle de Zooneses de Juara nos bairros da cidade, a vacinação antirrábica para cães e gatos que vai ter  o dia “D” sábado.

O medico veterinário da unidade, João Vitor da Cruz disse a rádio Tucunaré sobre o inicio da vacinação, e ressaltou que os animais a serem vacinados deverão ter idade de 03 meses e apresentar boas condições de saúde.

João Vitor disse ainda que a equipe do Centro de Controle de Zooneses tem encontrado resistência por parte de algumas pessoas em vacinar os animais e destaca que é importante que os proprietários de cães e gatos vacinem seus animais para evitar a propagação da raiva.

Normalmente, a raiva é transmitida por meio da mordida de um animal. No Brasil, gatos e cães são os principais transmissores, e os sintomas incluem febre, dor de cabeça, salivação excessiva, espasmos musculares, paralisia e confusão mental.

A doença, segundo o medico veterinário da unidade, João Vitor da Cruz é transmitida do animal para o homem, e não há tratamento específico para a raiva, e que depois que os sintomas aparecem, a doença é quase sempre fatal. Uma vacina pode prevenir a infecção.

O veterinário alertou ainda para a responsabilidade dos proprietários dos animais, que se caso surja algum caso da raiva animal no município, será exigida a carteira de vacinação do animal a fim de saber de ele foi imunizado ou não. Se a pessoa tem o animal e não vacinou, ela será a responsável pela irregularidade, então é importante que todos os donos de cães e gatos vacinem seus animais de estimação.

Ouça na íntegra a entrevista do medico veterinário, João Vitor:

Fonte: radiotucunare/acessenoticias

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️