Saiba como funciona o processo de alistamento militar obrigatório em Juara

Muitos jovens, do sexo masculino, que completam 18 anos têm dúvidas sobre como se alistarem no serviço militar obrigatório. O prazo de alistamento terminou no dia 30 de junho. Diante dessas dúvidas, a rádio Tucunaré e site Acesse Notícias, entrevistou o subtenente Barreto, chefe de instrução do Tiro de Guerra 09-005 em Juara.

Ele explicou que o serviço militar obrigatório é iniciado quando o jovem faz seu alistamento no ano em que completará 18 anos. Em seguida, o voluntário passará por uma seleção geral aonde irá se apresentar. Depois, um médico do exército fará uma análise clínica no jovem voluntário.

Nesse primeiro contato, se o médico verificar que o candidato tiver feito alguma cirurgia ou tiver sofrido algum acidente que impossibilite que este sirva ao exército, o mesmo será dispensado. Essa dispensa ocorre se no entender do médico, o jovem não tiver condições de seguir em diante, então, os que não estiverem aptos, recebem o certificado de dispensa de corporação.

Os que estiverem aptos se direcionam para uma entrevista, onde será feita a atualização cadastral. O subtenente Barreto ressaltou que muitos jovens são voluntários, mas devido aos seus compromissos como trabalho e estudo, não conseguem servir ao exército.

Depois da entrevista, o candidato que for apto em servir passará pelo posto de controle e receberá a confirmação da data para voltar no próximo ano para a seleção complementar.

A seleção complementar ocorre nos meses que antecedem o retorno do jovem na junta militar. Ao voltar para fazer a apresentação, o jovem passará no médico para fazer uma última checagem e aí é feita uma nova entrevista onde serão abordados novamente assuntos relativos às condições físicas do candidato.

Em Juara, o efeito do Tiro de Guerra 09-005 é de 50 atiradores. O subtenente Barreto explicou que inicialmente, os voluntários terão prioridade em servir, porém se o não for atingido o número total,  será realizada uma seleção entre aqueles que não são voluntários e que estejam em condições de prestar o serviço militar.

Fonte: Redação/radiotucunare/acessenoticias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Rádio Tucunaré no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia nossa Política de Privacidade na íntegra.