Secr de Saúde de Juara inicia planejamento para ministrar vacina contra COVID19. Conheça quem será vacinado.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso divulgou neste dia 15, O Plano Estadual De Operacionalização

LEIA AQUI : Plano Estadual de Vacinação Covid19 – 14.01.2021 Finalizada

Da Vacinação Contra Covid-19, para a vacinação, cuja vacina Coronavac fabricada na China foi aprovada pela Anvisa em regime de urgência, ou seja, apresentou as condições mínimas de segurança para que possa ser ministrada na população brasileira.

De acordo com o plano estadual, está baseado nos princípios similares estabelecidos pela OMS e PNI onde, desta forma foram elencadas as seguintes populações como grupos prioritários para vacinação:

  • trabalhadores da área da saúde (incluindo profissionais da saúde,
  • profissionais de apoio, cuidadores de idosos, entre outros),
  • pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas, população idosa (60 anos ou mais),
  • indígena aldeado em terras demarcadas aldeados, comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas,
  • população em situação de rua,
  • morbidades (Diabetes mellitus; hipertensão arterial grave (difícil controle ou com lesão de órgão alvo); doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cérebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer;
  • obesidade grau III),
  • trabalhadores da educação,
  • pessoas com deficiência permanente severa, membros das forças de segurança e salvamento,
  • funcionários do sistema de privação de liberdade, trabalhadores do transporte coletivo,
  • transportadores rodoviários de carga,
  • população privada de liberdade.

Juara

Com a publicação do Plano Estadual de Vacinação, os gestores da Secretaria de saúde de Juara iniciaram os trabalhos de organização para a vacinação no município e nos próximos dias estarão informando sobre essa 1° Etapa de Vacinação contra COVID19

Os critérios para o governo saber quantas doses vai enviar para cada município, se baseia nos seguintes dados:

1) Pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas e Pessoas com Deficiência Institucionalizadas: Sistema Único da Assistência Social – SUAS, 2019 -estimada a partir do censo SUAS. O grupo prioritário Pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas foi estimado com uma margem de erro de 100% para incorporar os estabelecimentos privados não registrados no censo.

2) Povos indígenas vivendo em terras indígenas: dados disponibilizados pelo Departamento de Saúde Indígena

– DESAI, de 2021, incluiu indígenas acima de 18 anos  atendidos pelo subsistema de saúde indígena.

3) Trabalhadores de Saúde – estimativa da Campanha de Influenza de 2020 – dados preliminares, incluiu indivíduos entre 18 a 59 anos.

4) Pessoas com 60 a 64 anos, 65 a 69 anos, 70 a 74 anos, 75 a 79 anos, 80 ou mais- Estimativas preliminares elaboradas pelo Ministério da Saúde/SVS/DASNT/CGIAE, de 2020.

5) 5) Povos e Comunidades Tradicionais Ribeirinha: base de dados do SISAB, Secretaria de Atenção Primária à Saúde – SAPS, outubro de 2020, incluiu indivíduos entre 18 a 59 anos.

6) Comorbidades: IBGE, Diretoria de Pesquisas,  Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Nacional de Saúde, de 2019, incluiu indivíduos entre 18 a 59 anos.

7) População Privada de Liberdade e Funcionário do  Sistema de Privação de Liberdade: base de dados do  Departamento Penitenciário Nacional- Infopen, de 2020, incluiu indivíduos acima de 18 anos.

Apesar de toda ansiedade da população é importante saber que essa primeira etapa somente os grupos de risco serão vacinados e mesmo assim, é um mistério saber se a quantidade de vacinas cobrirá tais grupos.

 

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️