Secretaria cadastra 60 artesãos no Nortão para vender em feiras nacionais e internacionais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

A equipe do programa de Artesanato Mato Grosso da secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico cadastrou 60 cadastros para aquisição da carteira nacional de artesão durante o evento do 6º Circuito Empreendedor, ontem, em Juara (300 quilômetros de Sinop). Foram cadastrados também profissionais de Brasnorte e Campo Novo do Parecis.

Ao ser inscrito no Sistema de Informações do Cadastro do Artesanato Brasileiro, o artesão passa a ter autorização para vender seus produtos em feiras de artesanato nacionais, internacionais e a participar de oficinas e cursos de artesanato.

O serviço faz parte do rol de atividades e oficinas levados pelo Circuito Empreendedor ao interior do Estado. O objetivo é estimular a formalização dos pequenos negócios e ampliar o crescimento dos empreendimentos existentes.

Essa foi a forma encontrada para incrementar o crescimento do artesanato no Estado, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda. “Com o cadastramento, os artesãos deixam a informalidade e passam a ter direitos, a exemplo da isenção de ICMS na venda dos produtos, conseguem acessar incentivos fiscais, microcrédito, emitem nota fiscal avulsa de Emissão Eletrônica (e-NFA) e também podem contribuir como autônomo para a Previdência”, conclui Miranda.

O Circuito Empreendedor faz parte do programa “Pensando grande para os pequenos” desenvolvido pela secretaria  desde  2019.

Fonte: Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

Com muito ❤ por go7.site